Mistério

Grupo misterioso resgata cães cercados por lavas de vulcão em La Palma

Um mês após a erupção do Cumpre Vieja, animais seriam resgatados por empresa de drones. Mas quando eles chegaram lá, os cachorros tinham sumido

Thays Martins
postado em 22/10/2021 09:26 / atualizado em 22/10/2021 11:05
 (crédito: Twitter/ reprodução )
(crédito: Twitter/ reprodução )

Um grupo misterioso resgatou seis cachorros que estavam cercados por lavas após a erupção do vulcão Cumpre Vieja em La Palma, nas Ilhas Canárias. O resgate foi assumido pelo grupo autodenominado "A Team" em um vídeo que circula nas redes sociais nesta quinta-feira (21/10). Com um cartaz, eles anunciaram que os animais estão bem. “Força, La Palma, os cachorros estão bem”, diz a mensagem. O grupo não revelou, no entanto, onde estão os animais.

Para fazer o resgate, os integrantes do grupo violaram a ordem das autoridades de não entrar no perímetro das zonas afetadas pelo vulcão.

Os animais seriam resgatados pela Aerocamaras, uma empresa de drones. Mas quando eles chegaram lá, perceberam que os cães não estavam mais no local.  Pelas imagens que eles fizeram, foi possível ver pegadas humanas onde os animais deveriam estar. A empresa estava preparando a operação de resgate há três dias e tinha uma permissão do Plano de Emergências Vulcânicas das Ilhas Canárias para executar a ação. Os drones têm a capacidade de levantar até 20 kg e o resgate seria feito com redes. Uma operação inédita, que ainda não se sabia se daria certo. 

"Encontramos pegadas, então sabíamos que alguém esteve ali. Vimos o vídeo, e vimos que é real, que as pegadas são reais. De uma maneira ou de outro, os cachorros estão fora", disse Jaime Pereira, executivo-chefe da empresa em coletiva de imprensa.

Os animais estavam presos desde a erupção do vulcão, em 19 de setembro, em um tanque e tinham sido alimentados por drones.

Vulcão

O Cumpre Vieja continua com atividade vulcânica ativa, um mês após o início das erupções. Mais de 7 mil pessoas foram evacuadas. A área destruída chega a 811,8 hectares. Quase dois mil edifícios foram destruídos. Ninguém morreu ou ficou ferido. Esta é a oitava erupção em La Palma.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação