Nova York

Ex-governador de NY, Andrew Cuomo, é denunciado por delito sexual

O ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, foi denunciado à Justiça americana pelo delito sexual de "toque forçado"

Agence France-Presse
postado em 28/10/2021 19:46 / atualizado em 28/10/2021 19:46
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O ex-governador de Nova York, Andrew Cuomo, foi denunciado nesta quinta-feira (28) à Justiça americana pelo delito sexual de “toque forçado”, de acordo com um porta-voz do tribunal.


Este é o primeiro processo movido contra o outrora poderoso político democrata desde que ele foi forçado a renunciar em agosto após uma série de acusações de assédio.


"Uma denúncia foi apresentada contra o ex-governador Andrew Cuomo no tribunal da cidade de Albany", disse Lucian Chalfen, um porta-voz dos tribunais do estado de Nova York, que a descreveu como um "crime sexual".


Cuomo é acusado de apertar o seio esquerdo da denunciante em dezembro de 2020. A queixa foi apresentada pelo gabinete do xerife do condado de Albany em nome do estado de Nova York.


O ex-governador, de 63 anos, renunciou após uma investigação preliminar que descobriu que ele assediou sexualmente 11 mulheres, incluindo ex-funcionárias.


Ele refutou as acusações e garantiu que era vítima de uma vingança política.


Cuomo conquistou a simpatia da população do país e sua popularidade se expandiu além das fronteiras no ano passado por sua sinceridade ao falar sobre a situação do coronavírus em suas aparições diárias perante a imprensa, antes de cair em desgraça.


Segundo o código penal dos Estados Unidos, o toque forçado é um delito leve que pode levar a até um ano de prisão.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação