Acidente

Aumentam para dez os mortos em deslizamento de terra na Colômbia

Uma avalanche de lama e pedras invadiu uma pousada e um salão de bilhar em Mallama, cidade de ao menos 7.000 habitantes

Agência France Presse
postado em 02/11/2021 20:38
 (crédito: LEONARDO CASTRO / AFP)
(crédito: LEONARDO CASTRO / AFP)

Dez pessoas, a maioria mulheres que estavam em um hotel e um restaurante, morreram nesta terça-feira (2) soterradas em um deslizamento de terra em um município do sudoeste da Colômbia castigado pelas chuvas, segundo um balanço atualizado das organizações de socorro.

Com o avanço dos trabalhos de resgate e remoção dos escombros, a estatal Unidade Nacional para a Gestão de Risco de Desastres (Ungrd) elevou o boletim inicial de quatro mortos, divulgado mais cedo.

Nas primeiras horas desta terça-feira, uma avalanche de lama e pedras invadiu uma pousada e um salão de bilhar em Mallama, cidade de ao menos 7.000 habitantes do departamento de Nariño, próximo à fronteira com o Equador.

Entre os mortos foram identificadas oito mulheres, "algumas venezuelanas", informou à AFP Jader Gaviria, diretor da Ungrd em Nariño.

Segundo este encarregado, nove vítimas foram resgatadas, duas delas "feridas com gravidade" e "supõe-se que haja mais pessoas soterradas".

Brigadas de resgate com apoio de escavadeiras estão desde cedo removendo terra em busca de mais vítimas, enquanto tentam normalizar o tráfego em uma rodovia nacional afetada pela emergência.

Gaviria disse que o deslizamento foi causado pela temporada de chuvas que afeta boa parte do território colombiano.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação