Eutanásia

Colombiano pode ser o 1º paciente não terminal a receber eutanásia na América Latina

Aos 60 anos de idade, Victor Escobar recebeu a autorização para o procedimento depois de uma batalha judicial que durou dois anos

Jéssica Gotlib
postado em 07/01/2022 19:01 / atualizado em 07/01/2022 19:01
Victor ao lado do advogado Luís Carlos Giraldo que compartilhou uma despedida: 'sua vontade será realizada' -  (crédito: @LuisCGiraldo/Twitter/Reprodução)
Victor ao lado do advogado Luís Carlos Giraldo que compartilhou uma despedida: 'sua vontade será realizada' - (crédito: @LuisCGiraldo/Twitter/Reprodução)

O colombiano Victor Escobar deve se tornar o primeiro paciente não terminal da América Latina a passar por uma eutanásia. O procedimento está marcado para esta sexta-feira (7/1) às 19h no horário local, 21h em Brasília. Aos 60 anos de idade, Escobar sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, paralisia parcial, diabetes e hipertensão, além de já ter passado por dois acidentes vasculares cerebrais e quatro cirurgias de coluna.

A luta dele pelo direito de receber assistência para morrer durou dois anos, em meio a discussões éticas e batalhas na justiça. Acompanhado pelo advogado Luís Carlos Giraldo, ele sofreu uma série de revezes legais antes de ter acesso à eutanásia. O procedimento chegou a ser marcado para 29 de outubro de 2021, mas precisou ser cancelado porque a Coomeva EPS, empresa de plano de saúde contratada por Escobar, entrou com um recurso alegando que ele não teria direito à eutanásia por não ter nenhuma doença degenerativa.

O pedido foi aceito pelo Superior Tribunal de Justiça de Cali em 6 de outubro, semanas antes do procedimento. Foi quando a defesa recorreu a um precedente do Tribunal Constitucional da Colômbia, equivalente ao STF, que ampliou o direito à eutanásia a pacientes que não tivessem condições terminais. O novo recurso da defesa de Escobar foi acatado em 8 de dezembro do ano passado. As informações são do jornal El Colombiano.

“Compartilhar suas últimas horas comigo é enriquecedor, o melhor presente que ele vai me deixar", escreveu o advogado Luís Carlos Giraldo em uma postagem de despedida no Twitter.


Giraldo também divulgou a expectativa da família. “Começa a semana mais importante para Victor e sua família; Em poucas horas sua vontade será realizada e esperamos que não haja nenhum problema que altere a data e hora”, legendou em uma foto na qual aparece ao lado de Victor Escobar.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação