Encontro

Macron recebe líderes africanos antes do esperado anúncio da retirada da França do Mali

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu líderes da África e da Europa para discutir a luta antijihadista no Sahel

Agence France-Pressee
postado em 16/02/2022 18:18 / atualizado em 16/02/2022 18:19
 (crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)
(crédito: Sergei SUPINSKY / AFP)

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta quarta-feira (16) líderes da África e da Europa para discutir a luta antijihadista no Sahel, o que pode resultar no esperado anúncio da retirada da operação francesa no Mali.

Às vésperas de uma cúpula em Bruxelas entre a União Europeia (UE) e a União Africana (UA), os líderes devem abordar esta saída e a reorganização da luta antijihadista na região, que segundo várias fontes, devem ser anunciadas pela França.

A retirada se daria em um contexto de tensão com a junta militar que assumiu o poder no Mali após dois golpes, de acusações de influência russa através do grupo Wagner além do atraso no retorno do poder aos civis.

Segundo uma fonte próxima ao Eliseu, a França prometeu coordenar sua retirada com as missões da ONU e da União Europeia no Mali.

Dois meses antes das presidenciais, a saída forçada do Mali, onde morreram 48 soldados franceses (53 no Sahel), pode representar um revés para Macron, que ainda não confirmou sua candidatura à reeleição.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação