Invasão

Jogadores brasileiros de times ucranianos pedem ajuda a Bolsonaro para deixar a Ucrânia

Após a invasão da Rússia, atletas começaram a fazer apelos pelas redes sociais, pois temem pelos próximos acontecimentos. A direção dos clubes da primeira divisão ucraniana pede calma e acredita em uma resolução pacífica

Tainá Andrade
postado em 24/02/2022 14:22 / atualizado em 24/02/2022 14:26
 (crédito: Reprodução/Instagram)
(crédito: Reprodução/Instagram)

Jogadores de futebol brasileiros que jogam pelo time ucraniano Shakhtar Donetsk gravaram vídeos e se manifestaram pelas redes sociais, na madrugada desta quinta-feira (24/2), sobre a situação vivida no país. Trancados em um hotel na capital, Kiev, os 12 jogadores, junto com seus familiares, pedem apoio ao governo Bolsonaro para deixarem o local.

"Todos os amigos e familiares, a situação é grave e estamos presos em Kiev esperando uma solução para sair! Estamos dentro de um hotel. Orem por nós!", escreveu o atacante Junior Moraes.

O zagueiro do time, Marlon, explicou que as fronteiras e o espaço aéreo foram fechados e que, por isso, não podem sair. "Devido à falta de combustível, fronteira fechada, espaço aéreo fechado, a gente não pode sair. A gente pede muito apoio ao governo do Brasil, que possa nos ajudar", afirmou.

Moraes ressaltou que “a situação é grave”. A esposa de um outro jogador manifestou preocupação com a falta de comida. A embaixada local está preparando uma ação — ainda sem maiores detalhes. E o grupo está dependente da evolução da operação militar na região, que foi pega de surpresa pelos dois lados da fronteira.

Atletas do time da Zorya Luhansk reforçaram o pedido de ajuda ao governo brasileiro e à embaixada na Ucrânia, pois não sabem o que fazer. O volante Edson diz que "há uma apreensão pela guerra e de que maneira vai afetar a população". "Estou aguardando orientações, estou em contato direto com meus representantes e familiares", disse o volante do Rukh Lviv.

O jogador afirmou que pressentia algo ruim após saber que governos estrangeiros estavam retirando diplomatas das suas embaixadas.

As orientações das diretorias dos clubes é para manter a calma. Até quarta-feira (23), os dirigentes pediram que fossem evitadas manifestações públicas sobre as tensões. Era informado que a situação estava controlada e seria resolvida pacificamente.

Porta de entrada

Nos últimos 15 anos, a Ucrânia tem sido o destino de muitos jogadores brasileiros. Os clubes do país são conhecidos por pagar bons salários e em dia. Podem, também, ser porta de entrada para importantes clubes na Europa, como aconteceu com Fernandinho (Manchester City) e Fred (Manchester United).

Existem hoje 31 brasileiros contratados por times da primeira divisão da Ucrânia. A maior parte estava na Turquia, em pré-temporada, mas, com a invasão, o campeonato foi suspenso.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação