Rússia X Ucrânia

Trigo, alumínio e titânio: matérias-primas estratégicas no conflito entre Ucrânia e Rússia

Após a invasão russa da Ucrânia, o preço de muitas dessas commodities explodiu, atingindo níveis sem precedentes

Agence France-Presse
postado em 24/02/2022 18:02 / atualizado em 24/02/2022 18:03
 (crédito: Aris Messinis / AFP)
(crédito: Aris Messinis / AFP)

Trigo, girassol, titânio, alumínio e níquel: Rússia e Ucrânia são países-chave no fornecimento global de matérias-primas estratégicas, seja para uso industrial ou alimentício.

Após a invasão russa da Ucrânia, o preço de muitas dessas commodities explodiu, atingindo níveis sem precedentes.

Gás e petróleo

A Rússia é um dos principais produtores mundiais de gás e petróleo, e os investidores estão preocupados com possíveis cortes no fornecimento de hidrocarbonetos.

Um barril de petróleo, seja o Brent do Mar do Norte ou do WTI americano, atingiu os níveis de 2014 na quinta-feira (24), acima da barreira simbólica de 100 dólares.

"Se houver uma interrupção parcial das entregas de petróleo russo, o restante dos grandes países produtores só poderia compensar até certo ponto", alerta Carsten Fritsch, analista do banco alemão Commerzbank.

Produtos agrícolas: o Mediterrâneo depende do Mar Negro

Ambos os países são o "celeiro de grãos" do mundo. Desde 2018, a Rússia é o principal exportador mundial de trigo, “crucial” para alimentar o planeta. Mas os analistas estavam mais preocupados na quinta-feira com a capacidade de exportação da Ucrânia.

Na Europa, o preço do trigo atingiu um nível sem precedentes: 344 euros por tonelada.

A Ucrânia, que também é o quarto maior exportador de milho do mundo, poderia se tornar o terceiro maior exportador de trigo, atrás da Rússia e dos Estados Unidos.

"As autoridades russas proíbem a navegação no mar de Azov, os portos de exportação estão fechados e Odessa foi bombardeada, o que significa que os cereais ucranianos não podem deixar o país", explica à AFP Philippe Chalmin, economista coordenador do guia anual Cyclope para o mercado mundial de matérias-primas.

No entanto, Chalmin cita a consultoria Ukr-AgroConsult para afirmar que restam "500 mil toneladas de trigo e 1,7 milhão de toneladas de milho" ucranianos prontos para exportação.

“Além do problema de acesso aos portos, há também o risco de danos às lavouras ucranianas se houver combates terrestres”, acrescenta a consultoria Capital Economics em uma nota.

O abastecimento de países do Oriente Médio, África (como Egito, Argélia) depende cada vez mais do trigo russo e ucraniano, "portanto, pode haver um problema se os navios que transportam o trigo estiverem parados no Mar Negro", alerta Philippe Chotteau, gerente econômico do Instituto Pecuário, em Paris. "Espero que exista", disse ele à AFP.

Para o gabinete especializado Agritel, “o maior risco é o óleo de girassol”.

A Ucrânia é conhecida por seus enormes campos de girassol, que a tornam a maior exportadora mundial de grãos e do óleo.

No entanto, "a situação do mercado mundial do óleo é muito tensa. Há poucos estoques de óleo de soja na América Latina e de óleo de palma na Indonésia e na Malásia, e a demanda é muito forte", explica Sebastien Poncelet, especialista da Agritel.

Metais: automóveis e aeronáutica entre os mais afetados

Os metais industriais "mais expostos" a sanções da comunidade internacional contra a Rússia seriam alumínio, níquel e paládio, segundo a Capital Economics.

O grupo russo Rusal é o segundo maior produtor industrial de alumínio do mundo. Nesta quinta-feira, o preço do metal atingiu um recorde histórico no mercado LME, de Londres: 3.382,50 dólares por tonelada.

Quanto ao níquel, o magnata Vladimir Potanin dirige a russa Nornickel Norilsk. A Rússia foi o terceiro maior produtor de minério de níquel em 2019, atrás da Indonésia e das Filipinas, mas é o segundo, atrás apenas da China, em níquel refinado.

Segundo estimativas da Capital Economics, após a invasão militar, 7% do mercado mundial de níquel refinado "poderia ser afetado" por possíveis sanções contra a Rússia. Esse metal, cujo preço atualmente bate recordes de mercado, é um dos mais demandados pelas fábricas de baterias elétricas, o que deveria permitir que a indústria automobilística abandonasse o petróleo.

O setor automobilístico também seria muito afetado por sua dependência do paládio, do qual a Rússia controla 50% do mercado mundial e que é usado para fabricar catalisadores.

O titânio, metal muito procurado pelos fabricantes de aeronaves por sua leveza e alta resistência, é afetado indiretamente pelo conflito. A empresa russa VSMPO-Avisma, fundada em 1941 nos montes Urais, é o principal fornecedor mundial da aeronáutica, segundo o diretor-geral da fabricante francesa de motores Safran, Olivier Andries, que, no entanto, afirma ter "vários meses de estoque".

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação