Conflito

Ucrânia e Rússia encerram conversas e anunciam 2ª rodada de negociação

Segundo site de notícias russo, haverá uma segunda ronda de negociações depois que os representantes dos dois países voltem as devidas capitais.

Rozane Oliveira - Especial para o Correio
postado em 28/02/2022 14:16 / atualizado em 28/02/2022 16:11
 (crédito:  Sergei Supinsky/ AFP)
(crédito: Sergei Supinsky/ AFP)

As agências de notícia russas Tass e Ria informam que o encontro das delegações da Rússia e da Ucrânia na Bielorrússia terminou. Segundo a Ria haverá uma segunda ronda de negociações depois que os representantes dos dois países voltem as devidas capitais.

A delegação ucraniana esteve à área na fronteira com Belarus nesta segunda-feira (28/2) eexigiu um cessar-fogo imediato e a retirada das tropas russas, o anúncio foi realizado pela a presidência da Ucrânia. A delegação é composta pelo ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, juntamente com o conselheiro da presidência, Mikhailo Podoliak.

"A delegação ucraniana chegou à área da fronteira Ucrânia-Belarus para participar nas negociações", informou a presidência em um comunicado. "A questão chave é um cessar-fogo e a retirada das tropas do território ucraniano", acrescenta a nota.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu aos militares russos que invadiram a Ucrânia a "depor as armas", em um vídeo divulgado pouco antes do início das negociações com a Rússia, nas quais Kiev exige a retirada das tropas russas. "Abandonem seu equipamento, saiam daqui. Não acreditem em seus comandantes, não acreditem em seus propagandistas. Apenas salvem suas vidas", afirmou em russo.

No quinto dia da ofensiva, Moscou afirma que deseja discutir um "acordo" com Kiev durante o diálogo desta segunda-feira, no momento em que a invasão parece encontrar mais resistência.

Novo encontro "em breve"

Nova rodada, segundo representantes dos dois países, ocorrerá “em breve”. “As partes estabeleceram uma série de prioridades e questões que requerem determinadas decisões" antes de uma segunda ronda de conversações, disse Mikhailo Podoliak, um dos negociadores ucranianos, citado pela agência AFP. Ele classificou o encontro como “difícil”.

O seu homólogo russo, Vladimir Medinsky, disse que o novo encontro terá lugar "em breve" na fronteira entre a Polónia e a Belarus. Segundo ele, todos os pontos definidos em agenda foram abordados nesta primeira discussão. Medinsky, de acordo com a agência russa Ria, teria dito que “foram encontradas temáticas nas quais é possível prever a existência de posições comuns entre Rússia e Ucrânia”.

Mesmo sentimento de Podolyak, assessor do chefe de gabinete do presidente da Ucrânia, para quem, ambas as partes identificaram temas prioritários para se chegar a um eventual entendimento, sobre os quais delinearam decisões específicas.

 


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação