TENSÃO NA EUROPA

Suécia identifica quatro aeronaves russas em seu espaço aéreo

A informação foi confirmada pelo Estado-maior da Suécia e requer atenção dada a tensão russo-ocidental sobre a guerra na Ucrânia

Camilla Germano
postado em 02/03/2022 19:46 / atualizado em 02/03/2022 19:47
As aeronaves foram identificadas como dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 e foram captadas por caças Gripen -  (crédito: VYACHESLAV OSELEDKO)
As aeronaves foram identificadas como dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 e foram captadas por caças Gripen - (crédito: VYACHESLAV OSELEDKO)

Nesta quarta-feira (2/3), quatro aviões de guerra russos foram vistos no espaço aéreo da Suécia a leste da ilha de Gotland, no Mar Báltico. Uma violação da suspensão da presença de aeronaves no país, que já haviam sido impostas.

A informação foi confirmada pelo Estado-maior da Suécia, que retificou a tensão do momento na Europa para comentar a presença dos aviões. "No contexto atual, levamos esse incidente muito a sério. Esta é uma ação irresponsável e pouco profissional da Rússia", afirmou o comunicado.

As aeronaves foram identificadas como dois Sukhoi Su-27 e dois Sukhoi Su-24 e foram captadas por caças Gripen. "Estamos prontos para garantir a integridade territorial e as fronteiras suecas", a nota ressaltou.

A ilha, onde as aeronaves foram identificadas, tem uma posição estratégica no mar Báltico e fica a pouco mais de 300 quilômetros do enclave russo de Kaliningrado. O local já havia recebido reforços suecos em janeiro, durante as primeiras tensões em torno da Ucrânia.

Vale lembrar também que o conflito entre Ucrânia e Rússia, colocou em cheque também uma possível entrada da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que já são parceiros porém permanecem em uma posição neutra. 

Na última sexta-feira (25/2), a Rússia reafirmou que a adesão de um ou ambos os países na Otan "teria sérias repercussões militares e políticas".

Confira os principais infográficos sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia: 

  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa de Kiev com a localização das três linhas de metrô da capital ucraniana, e a zona sob controle russo da cidade, em 1 de março às 17h (Bras.).
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa de Kiev com a localização das três linhas de metrô da capital ucraniana, e a zona sob controle russo da cidade, em 1 de março às 17h (Bras.). Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa com a localização das explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo, e as zonas sob controle russo, em 2 de março às 14h (Bras.).
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa com a localização das explosões, dos bombardeios e combates entre o exército ucraniano e russo, e as zonas sob controle russo, em 2 de março às 14h (Bras.). Simon MALFATTO, Sabrina BLANCHARD, Maria-Cecilia REZENDE, Cléa PÉCULIER, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 24 de fevereiro no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia.

Crédito: Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Localização das explosões e bombardeios desde 24 de fevereiro no centro de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia. Crédito: Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP Simon MALFATTO, Sophie RAMIS, Maria-Cecilia REZENDE, Kenan AUGEARD / AFP
  • Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados.
    Infograficos quarta-feira 2/3 - Mapa da Europa que mostra os deslocamentos de refugiados ucranianos para outros países europeus, segundo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Sabrina BLANCHARD, Emilie BICKERTON, Enric BONET-TORRA, Gabriel CAMPELO / AFP

*Com informações da Agence France-Press

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação