Guerra na Ucrânia.

Famílias já procuram visto humanitário, diz encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil

Anatoliy Tkach lembrou que as consultas feitas foram poucas, mas já existem

Bernardo Lima*
postado em 03/03/2022 19:26 / atualizado em 03/03/2022 19:26
O diplomata ucraniano Anatoliy Tkach -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O diplomata ucraniano Anatoliy Tkach - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

A embaixada da Ucrânia no Brasil já está recebendo pedidos de abrigo de cidadãos ucranianos. Diplomata ucraniano diz que a publicação da portaria sobre visto humanitário já era muito aguardada.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira (03/03), o encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, afirmou que aguarda a publicação da portaria prometida por Bolsonaro no Diário Oficial da União que deve conceder visto humanitário para ucranianos que desejarem vir para o Brasil.

“Já temos algumas consultas sobre a possibilidade de vir para o Brasil, estamos esperando a portaria sobre visto humanitário", afirmou.

Segundo o diplomata, a maioria das solicitações foram feitas por ucranianos com familiares residentes no Brasil.

“Não é grande [o número de ucranianos pedindo para vir ao Brasil], até agora são basicamente familiares ucranianos que já estão no Brasil”

Visto Humanitário

Jair Bolsonaro (PL) disse, na noite desta segunda-feira (28/2), que publicaria até esta terça-feira (29/2), portaria conjunta dos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores para conceder vistos humanitários a refugiados da guerra entre Rússia e Ucrânia.

“Vamos abrir a possibilidade de ucranianos virem ao Brasil através do visto humanitário”, afirmou Bolsonaro, em entrevista à Rádio Jovem Pan.

Ucranianos no Brasil

No Brasil, descendentes de ucranianos se concentram principalmente no Paraná, e é na região central do estado, em Prudentópolis, onde está a maior comunidade ucraniana do Brasil. Dados da prefeitura, 75% dos pouco mais de 50 mil habitantes, de acordo com a última estimativa disponível do IBGE, são descendentes de imigrantes ucranianos.

*Estagiário sob supervisão de Ronayre Nunes

*Estagiário sob supervisão de

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação