UCRÂNIA

20 dias após conquistar título olímpico, ucraniano sobrevive em garagem de Kiev

Há menos de um mês, Oleksandr Abramenko estava sendo ovacionado por conquistar uma medalha nas Olimpíadas de Inverno. Agora, o atleta se esconde do ataque russo ao lado da família

Karolini Bandeira*
postado em 08/03/2022 16:03 / atualizado em 08/03/2022 16:03
Agora, o plano da família é abandonar a capital de carro e viajar para o oeste da Ucrânia -  (crédito: Oleksandr Abramenko)
Agora, o plano da família é abandonar a capital de carro e viajar para o oeste da Ucrânia - (crédito: Oleksandr Abramenko)

O atleta ucraniano Oleksandr Abramenko conquistou, há 20 dias, uma medalha de prata para a Ucrânia nas Olimpíadas de Inverno de Pequim — na ocasião, o atleta foi ovacionado pelos telespectadores do país, já que a medalha foi a única conquistada por um ucraniano nos jogos. Agora, o homem de 33 anos se esconde em uma garagem em Kiev e tenta fugir da cidade em meio ao ataque russo.

Abramenko é um trapezista renomado na categoria de esqui freestyle. Em 2018, nas olimpíadas de Pyeongchang, o atleta foi ouro no esporte. Neste ano, o ucraniano foi porta-bandeira do país na cerimônia de abertura e ficou famoso após uma foto abraçando um atleta russo rival na competição.

Na última sexta-feira (3/3), em Kiev, o atleta olímpico publicou uma foto escondido na garagem de seu prédio com sua esposa, Alexandra, e seu filho de dois anos, Dmitry.

“Passamos a noite no estacionamento subterrâneo do carro, porque a sirene de ataque aéreo está constantemente ligada”, disse Abramenko em mensagem para o portal norte-americano The New York Times. “É assustador dormir no apartamento, eu mesmo vi da janela como os sistemas de defesa aérea funcionavam em mísseis inimigos e fortes explosões foram ouvidas.”

Agora, o plano da família é abandonar a capital de carro e viajar para o oeste da Ucrânia, perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria. A viagem deve levar, ao menos, 10 horas. “Eu planejo viajar para a casa de meu treinador, Enver Ablaev, que vive em Mukachevo, na região da Transcarpátia. Vou de carro, levando coisas essenciais comigo, comida e minhas medalhas olímpicas”, relatou o ucraniano.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação