Kiev, Ucrânia- O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu nesta segunda-feira à União Europeia que interrompa "todo o comércio" com a Rússia e que, especialmente, rejeite os recursos energéticos do país, em um vídeo publicado no aplicativo de mensagens Telegram.
"Nenhum euro para os ocupantes, fechem todas as portas, não enviem seus produtos, rejeitem os recursos energéticos", pediu o presidente ucraniano. "Sem comércio com vocês, sem suas empresas e seus bancos, a Rússia não terá mais dinheiro para esta guerra", acrescentou.
A mensagem coincide com uma reunião nesta segunda-feira de ministros das Relações Exteriores e da Defesa da UE em Bruxelas para examinar possíveis novas sanções contra Moscou, quase um mês depois da invasão russa, em 24 de fevereiro.
Os europeus, muito dependentes dos hidrocarbonetos russos, descartaram até o momento adotar sanções contra o setor, muito importante para a economia da Rússia.
"Por favor não patrocinem as armas de guerra deste país, da Rússia", afirmou Zelensky, que falou diretamente ao governo da Alemanha em seguida: "Vocês têm a força, a Europa tem a força".
A Alemanha tem sido criticada por sua oposição a um embargo imediato dos combustíveis russos, dos quais depende muito.
O Kremlin afirmou nesta segunda-feira que um potencial embargo do petróleo russo afetaria "todo o mundo".
Saiba Mais
- Brasil Novo temporal em Petrópolis deixa ao menos cinco mortos
- Diversão e Arte Eliana relembra fora que deu em Justin Bieber após cantada: 'Uma criança'
- Blogs Redirect Vagas da semana! Concursos abertos oferecem mais de 9 mil chances
- Brasil Mulher se afoga em cachoeira, marido tenta salvar e ambos acabam morrendo
- Diversão e Arte Sessão da tarde: 'Onde nasce a esperança' é a atração desta segunda (21/3)
- Diversão e Arte Cintia Dicker comenta elogios de Luana Piovani: 'Mulheres né, gente?'
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.