Tragédia

UE considera ataque russo à cidade ucraniana de Mariupol um "enorme crime de guerra"

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, afirmou que "são claramente e sem dúvidas crimes de guerra"

Agência France-Presse
postado em 21/03/2022 10:27
 (crédito:  AFP / SATELLITE IMAGE ©2022 MAXAR TECHNOLOGIES)
(crédito: AFP / SATELLITE IMAGE ©2022 MAXAR TECHNOLOGIES)

Bruxelas, Bélgica- O chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, classificou nesta segunda-feira como um "enorme crime de guerra" o ataque russo à cidade portuária ucraniana de Mariupol, que está sob intensos bombardeios.

"O que está acontecendo em Mariupol é um enorme crime de guerra, (estão) destruindo tudo, bombardeando e matando a todos", disse Borrell, antes de uma reunião de chanceleres europeus em Bruxelas.

A ministra alemã das Relações Exteriores, Annalena Baerbock, afirmou que "são claramente e sem dúvidas crimes de guerra".

Vários ministros das Relações Exteriores mencionaram que a magnitude da destruição justifica discussões sobre sanções adicionais contra a Rússia.

"Pelo nível de destruição na Ucrânia no momento é muito difícil, na minha opinião, argumentar que não devemos avançar (para sanções contra) o setor de energia, particularmente petróleo e carvão", disse o chanceler da Irlanda, Simon Coveney.

"Estamos trabalhando muito para reduzir nossa dependência das importações de combustíveis fósseis... e vamos sair da dependência energética que temos da Rússia", disse Baerbock.

A Ucrânia rejeitou nesta segunda-feira um ultimato russo para entregar a cidade cercada de Mariupol, cenário de intensos bombardeios desde o início da ofensiva russa em território ucraniano.

A cidade está sem energia elétrica, água potável e gás combustível. De acordo com as autoridades locais, quase mil moradores de Mariupol foram removidos à força pelas forças russas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação