Guerra no Leste Europeu

Turquia se oferece para mais negociações entre Rússia e Ucrânia

De acordo com o ministro de Relações Exteriores da Turquia a reunião pode acontecer em duas semanas

Agência Estado
postado em 31/03/2022 16:11 / atualizado em 31/03/2022 16:12
Mevlut Cavusoglu, ministro de Relações Exteriores da Turquia -  (crédito:  AFP)
Mevlut Cavusoglu, ministro de Relações Exteriores da Turquia - (crédito: AFP)

O ministro de Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu, disse que está trabalhando para que os chanceleres da Rússia e da Turquia voltem a se reunir para novas negociações de paz. Em entrevista ao canal de TV turco A Haber, Cavusoglu disse que a reunião poderá acontecer em duas semanas.

Os comentários de Cavusoglu vieram dias após a Turquia servir de anfitriã para discussões presenciais de negociadores russos e ucranianos, em Istambul. Cavusoglu disse que decisões tomadas durante as conversas não foram levadas adiante.

"Depois dessa reunião, algumas decisões foram tomadas, principalmente no que diz respeito à redução de tensões", disse Cavusoglu. "Mas não vemos essas decisões ocorrendo na prática - por exemplo, a retirada de soldados russos de algumas áreas."

Nas negociações de Istambul, na terça-feira (29), a Ucrânia divulgou um detalhado cronograma para um acordo de paz, pelo qual o país manteria a neutralidade, mas sua segurança seria garantida por um grupo de terceiros, incluindo EUA, Reino Unido, França, Turquia, China e Polônia. Fonte: Associated Press.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.