Tragédia

Mortes em Bucha se aproximam de genocídio, diz premiê britânico

O presidente americano, Joe Biden, também disse que quer ver "um julgamento por crimes de guerra", mas considerou que, em princípio, não se trata de "genocídio"

Agência France-Presse
postado em 06/04/2022 13:08
 (crédito:  JUSTIN TALLIS / AFP / POOL)
(crédito: JUSTIN TALLIS / AFP / POOL)

Londres, Reino Unido- O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse nesta quarta-feira (6) que as mortes de civis em Bucha e em outros lugares da Ucrânia, atribuídas ao Exército russo, "não parecem estar longe do genocídio".

"Quando você olha para o que está acontecendo em Bucha, as revelações sobre o que [o presidente russo Vladimir] Putin está fazendo na Ucrânia, não parece longe de um genocídio, na minha opinião", comentou o líder conservador.

Em geral, o governo britânico evita usar o termo "genocídio", já que se trata de uma classificação a ser determinada, primeiramente, pela Justiça.

"Não tenho dúvidas de que a comunidade internacional e o Reino Unido, na linha de frente, agirão juntos de novo para impor mais sanções e medidas punitivas contra o regime de Vladimir Putin", acrescentou.

Em coordenação com a União Europeia (UE) e os países-membros do G7, os Estados Unidos devem anunciar mais sanções contra a Rússia nesta quarta-feira. Estas novas medidas são uma reação à descoberta, no último fim de semana, de dezenas de corpos civis em Bucha, às portas de Kiev, após a retirada das tropas russas.

Na segunda-feira (4), o presidente americano, Joe Biden, disse que quer ver "um julgamento por crimes de guerra", mas considerou que, em princípio, não se trata de "genocídio".

A ONU descreve genocídio como “um crime cometido com a intenção de destruir, total, ou parcialmente, um grupo nacional, étnico, racial, ou religioso”.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação