Leste Europeu

Resistência ucraniana depende dos EUA, afirma Zelensky

Em entrevista ao correspondente Scott Pelley, presidente da Ucrânia disse que o apoio dos norte-americanos será vital para aguentar novas ofensivas do exército russo

Correio Braziliense
postado em 10/04/2022 19:15
 (crédito: 60 minutes/divulgação)
(crédito: 60 minutes/divulgação)

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse que a resistência ucraniana a uma próxima ofensiva russa dependerá do apoio dos Estados Unidos. A afirmação foi feita durante entrevista ao correspondente Scott Pelley, no programa 60 minutes, exibido pelo canal norte-americano CBS neste domingo (10/4).

“Tudo depende da rapidez com que seremos ajudados pelos Estados Unidos”, disse. Os EUA já forneceram centenas de milhões de dólares em armamento à Ucrânia, incluindo sistemas de armas antiaéreas e antitanque, mas autoridades ucranianas pediram aos aliados dos EUA e da Otan caças e mais armamento pesado.

Na semana anterior, o Departamento de Estado e o Pentágono anunciaram que os EUA estavam enviando US$ 100 milhões em ajuda militar adicional à Ucrânia, elevando a assistência total para mais de US$ 1,7 bilhão desde que a invasão começou no final de fevereiro deste ano. Na quinta-feira (7/4), o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu mais armas ao secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, durante uma reunião.

Zelensky ainda disse que espera que nas próximas semanas haja uma nova fase da guerra, devido à presença russa no sul do país. “Achamos que esta será uma nova fase desta guerra”, disse. “Não sabemos quanto armamento russo haverá, mas entendemos que haverá muitas vezes mais do que há agora”, acrescentou.

Conforme as imagens de satélite examinadas pela Maxar Technologies e citadas pela CNN International, um comboio militar russo está se movendo para o sul da Ucrânia através da cidade de Velykyi Burluk, localizada no leste. As forças russas estão planejando se deslocar para a cidade de Kharkiv, informou a rede, citando comentários de sexta-feira do chefe de inteligência de defesa da Ucrânia.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação