Guerra da Ucrânia

Chefe da ONU pediu para se reunir com Putin e Zelensky

Antonio Guterres enviou cartas aos líderes russo e ucraniano pedindo para ser recebido em Moscou e Kiev

Agence France-Presse
postado em 20/04/2022 15:01 / atualizado em 20/04/2022 15:02
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres -  (crédito:  AFP)
O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres - (crédito: AFP)

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, enviou na terça-feira (19) cartas aos líderes russo e ucraniano, Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, pedindo para ser recebido em Moscou e Kiev, anunciou seu porta-voz, Stéphane Dujarric, nesta quarta-feira (20).

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 24 de fevereiro, a ONU tem estado marginalizada do conflito, entre outras coisas por causa da ruptura entre os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança, do qual Moscou é membro com Washington, Paris, Londres e Pequim.

"Neste momento de grande perigo em termos de consequências, ele deseja discutir medidas urgentes para trazer paz à Ucrânia e o futuro do multilateralismo com base na Carta das Nações Unidas e no direito internacional", disse o porta-voz.

Antonio Guterres observa "que a Ucrânia e a Federação da Rússia são membros fundadores da ONU e sempre foram fortes apoiadores da ONU", acrescentou.

Com suas cartas entregues às missões diplomáticas russa e ucraniana na ONU, o secretário-geral tenta retomar a iniciativa e relançar o diálogo para uma solução pacífica para a guerra que se intensifica na Ucrânia.

Até agora, Antonio Guterres teve muito pouco contato com o presidente ucraniano, com quem só manteve uma conversa telefônica em 26 de fevereiro.

O presidente russo, por sua vez, recusa qualquer contato com Antonio Guterres, depois que ele o acusou de violar a Carta da ONU ao invadir a Ucrânia.

Na terça-feira, Guterres denunciou a nova ofensiva russa no leste da Ucrânia e pediu a ambos os lados que parem os combates em uma "pausa humanitária" de quatro dias por ocasião da Páscoa ortodoxa.


 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação