Rússia

Rússia testa míssil intercontinental que tem capacidade nuclear

Em um anúncio na televisão russa o presidente Vladimir Putin apareceu comentando sobre o sucesso dos testes com o Sarmat

Helena Dornelas*
postado em 20/04/2022 15:41 / atualizado em 20/04/2022 15:47
O presidente russo ainda disse que o míssil de quinta geração Sarmat tem a capacidade de
O presidente russo ainda disse que o míssil de quinta geração Sarmat tem a capacidade de "derrotar todos os sistemas antiaéreos modernos" - (crédito: AFP)

Nesta quarta-feira (20/4), a Rússia anunciou que testou com sucesso seu míssil balístico intercontinental Sarmat. Putin apareceu na TV recebendo informações de membros das Forças Armadas de que o míssil foi lançado de Plesetsk, no noroeste do país, e atingiu os alvos planejados na península de Kamchatka, no extremo leste russo.

"Trata-se de uma arma única, que reforçará o potencial militar das nossas Forças Armadas, vai garantir a segurança da Rússia contra as ameaças externas e vai fazer aqueles que ameaçam nosso país com uma retórica desenfreada e agressiva pensarem duas vezes", disse Putin no anúncio televisivo.

Capacidade do Sarmat deixa o mundo em alerta:

O presidente russo ainda disse que o míssil de quinta geração Sarmat tem a capacidade de “derrotar todos os sistemas antiaéreos modernos”.

O lançamento do Sarmat não é exatamente uma surpresa para o Ocidente, já que ele está sendo desenvolvido há anos pela Rússia. Mesmo assim, o seu lançamento ocorre em um momento de extrema tensão geopolítica devido a guerra protagonizada pelo país com a Ucrânia.

 

 sarmat
sarmat (foto: AFP)

De acordo com o Serviço e Pesquisa do Congresso Americano, o Sarmat é um míssil de escala intercontinental e a Rússia deve implantar 10 ou mais ogivas em cada míssil.

Na linha do teste de hoje, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, disse em março que a perspectiva de um conflito nuclear, que antes era impensável, voltou ao campo das possibilidades.

*Estagiária sob supervisão de Ronayre Nunes

**Com informações da Agence France-Presse 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação