TRÁFICO DE DROGAS

Túnel de narcotraficantes na fronteira entre EUA e México é descoberto

Escavado a mais de 18 metros de profundidade, o túnel transfronteiriço contava com "paredes reforçadas e um sistema de trilhos, eletricidade e ventilação"

Agence France-Presse
postado em 17/05/2022 17:06 / atualizado em 17/05/2022 17:06
Com 18 metros de profundidade, o túnel ligava o EUA e o México       -  (crédito: HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP)
Com 18 metros de profundidade, o túnel ligava o EUA e o México - (crédito: HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP)

Um túnel de 530 metros de comprimento entre as cidades de San Diego, na Califórnia, e Tijuana, no México, foi descoberto pela polícia dos Estados Unidos durante uma investigação sobre tráfico de drogas, anunciou a Justiça americana na segunda-feira (16/5).

Escavado a mais de 18 metros de profundidade, o túnel transfronteiriço contava com "paredes reforçadas e um sistema de trilhos, eletricidade e ventilação", segundo o comunicado do procurador federal do Distrito Sul da Califórnia.

O comunicado também indica que seis moradores nos Estados Unidos foram acusados de "associação criminosa para o tráfico de 799 kg de cocaína". Além dessa droga, as autoridades também apreenderam 74 kg de metanfetamina e 1,5 kg de heroína.

  • O túnel também tinha paredes reforçadas, um sistema de trilhos , eletricidade e ventilação HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP
  • O caminho foi construído por narcotraficantes para transferência de drogas entre os dois países HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP
  • Com 18 metros de profundidade, o túnel ligava o EUA e o México HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP
  • Um túnel foi encontrado pela polícia federal dos EUA perto de Otay Mesa, na Califórnia HOMELAND SECURITY INVESTIGATIONS / AFP

Agentes do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos descobriram o túnel na sexta-feira durante uma operação de vigilância em frente a uma casa utilizada para armazenar drogas.

Observando a movimentação dos suspeitos, os agentes chegaram ao armazém localizado a 90 metros da fronteira com o México. Depois de inspecionar a construção, encontraram a entrada do túnel, escavada em um piso de cimento.

"Não há mais luz no fim deste túnel", disse o procurador Randy Grossman.

"Vamos eliminar todas as passagens subterrâneas de contrabando que encontrarmos para evitar que drogas ilegais cheguem às nossas ruas e destruam nossas famílias", afirmou.

Os túneis na fronteira EUA-México são frequentemente escavados por contrabandistas para introduzir imigrantes atraídos pelo "sonho americano" ou drogas.

Os EUA são o maior consumidor mundial de cocaína sul-americana.

De acordo com as autoridades americanas, mais de 90 túneis foram descobertos apenas no Distrito Sul da Califórnia desde 1993.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação