Obra de arte

Desenho inédito de Michelangelo estimado em 30 milhões de euros

Datada do fim do século XV, esta obra "escapou durante muito tempo da atenção dos especialistas", informou a casa de leilões

Agência France-Presse
postado em 18/05/2022 08:36
 (crédito: Emmanuel DUNAND / AFP)
(crédito: Emmanuel DUNAND / AFP)

Paris, França- Um desenho inédito que representa o primeiro nu conhecido do pintor Michelangelo, com valor estimado em 30 milhões de euros, será leiloado nesta quarta-feira (18/5), em Paris, pela Christie's.

"Há menos de dez desenhos de Michelangelo em mãos particulares", disse à AFP a diretora do departamento de desenhos antigos da Christie's, Hélène Rihal, durante o anúncio da venda desta primeira obra do gênio do Renascimento italiano (1475-1564).

Datada do fim do século XV, esta obra "escapou durante muito tempo da atenção dos especialistas" e se encontra em "bom estado de conservação", informou a casa de leilões.

Feito com caneta tinteiro, o desenho foi posto à venda em 1907 em Drouot, em Paris, sob a classificação "Escola de Michelangelo", antes de ser atribuído apenas ao artista em 2019, como parte de um inventário para uma coleção privada francesa.

Em setembro de 2019, foi declarado "tesouro nacional" pelo patrimônio francês, o que proibia sua saída do território nacional por 30 meses e dava ao Estado francês e a seus museus a oportunidade de comprá-lo.

Como nenhuma oferta foi feita neste período, o desenho foi exposto em Hong Kong, e depois em Nova York, antes de ser apresentado aos colecionadores no pré-venda.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação