Vaticano

Arcebispo de Brasília é nomeado cardeal pelo papa Francisco

Dom Paulo Cezar Costa será oficializado em uma cerimônia em agosto. Ele será um dos conselheiros do pontífice, tendo como uma de suas responsabilidades eleger um novo papa

Raphael Felice
postado em 29/05/2022 22:09
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

O papa Francisco anunciou, neste domingo (29/5), que o arcebispo de Brasília, Dom Paulo Cezar Costa, será nomeado cardeal da Igreja Católica e será um dos conselheiros do pontífice, tendo como uma de suas responsabilidades eleger um novo papa. O arcebispo de Manaus, Leonardo Steiner, também foi nomeado.

A cerimônia para oficializar os dois cardeais brasileiros será realizada no dia 27 de agosto. Além dos brasileiros, o papa Francisco elegeu outros 21 cardeais.

Dom Paulo Cezar Costa 

O arcebispo de Brasília, agora cardeal da Igreja Católica, dom Paulo Cezar Costa, é natural do município de Valença (RJ). O padre nasceu em 20 de julho de 1967 e tem graduação em teologia pelo Instituto Superior de Teologia da arquidiocese do Rio de Janeiro (1991), mestrado (1998) e doutorado (2001) em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana.

Também foi professor titular da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro, onde foi professor titular, coordenador e diretor do Departamento de Teologia. O cardeal ainda foi professor e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia Paulo VI. Também foi docente no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e na Escola Teológica São Bento (ETSB).

Em 2010, o Papa Bento XVI nomeou dom Paulo como bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ). Durante o quadriênio 2011-2015, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNB.

Em sua atuação na Jornada Mundial da Juventude, dom Paulo Cezar Costa impressionou o papa Francisco. Ele foi diretor administrativo na ocasião.

Em 22 de junho de 2016 foi nomeado 7º bispo da Diocese de São Carlos pelo pontífice. Sua posse canônica ocorreu em 6 de agosto 2016, na Catedral de São Carlos. Dom Paulo também é membro do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

No dia 21 de outubro de 2020, o Francisco escolheu dom Paulo como arcebispo da arquidiocese de Brasília (DF). Sua posse ocorreu em 12 de dezembro, numa cerimônia restrita, por conta da pandemia, na Catedral de Brasília.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação