Guerra na Ucrânia

Bombardeio russo atinge tanque de ácido nítrico na Ucrânia

Forças russas atingiram um tanque de ácido nítrico em uma fábrica de produtos químicos localizada em Severodonetsk

Agence France-Presse
postado em 31/05/2022 18:34 / atualizado em 31/05/2022 18:35
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

Um ataque das forças russas atingiu nesta terça-feira um tanque de ácido nítrico em uma fábrica de produtos químicos localizada em Severodonetsk, leste da Ucrânia, anunciou o governador local, Sergii Gaïdaï, o qual pediu à população que se mantenha abrigada.

"Não saiam dos abrigos" e "preparem máscaras de proteção", pediu o governador no aplicativo Telegram, lembrando que o ácido nítrico pode, em particular, causar danos aos pulmões e perda de visão.

De acordo com líderes separatistas pró-Rússia, o tanque "explodiu" em uma área controlada pelas forças ucranianas.

"Na fábrica química de Azot, um tanque com produtos químicos explodiu. Em princípio, é ácido nítrico", disse Rodion Mironchik, líder da autoproclamada "República" de Lugansk,nNo Telegram.

As autoridades ucranianas locais informaram nesta terça-feira que os militares russos controlam "a maior parte" de Severodonetsk, a última grande cidade da região de Luhansk que não está sob o controle de Moscou.

"Os ataques do Exército russo, incluindo os bombardeios aéreos indiscriminados, são simplesmente uma loucura absoluta", denunciou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, em vídeo publicado no Telegram.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação