Sabatina do Correio Braziliense

Eleição presidencial não deve se resolver no primeiro turno

Jornalistas do Correio Braziliense apresentaram teses sobre os desafios da campanha de Lula (PT) para as eleições de 2022

Deborah Hana Cardoso 
postado em 31/05/2022 17:54 / atualizado em 31/05/2022 18:21
 (crédito: Minervino Junior/CB/DA Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/DA Press)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), convidado da sabatina realizada pelo do Correio Braziliense nesta terça-feira (31/5), não compareceu ao evento para responder às questões dos jornalistas. Então, a bancada da sabatina comentou a pré-candidatura do ex-presidente do Brasil e os dois mandados dele como chefe do Executivo.

Lula já foi presidente de 2002 a 2011, e agora se mantém em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o último Datafolha, se as eleições fossem hoje, o petista venceria com 48% das intenções de voto, frente a 27% de Jair Bolsonaro, o que faria a disputa presidencial ser decidida no primeiro turno. 

Entretanto, Denise Rothenburg, jornalista e colunista do Correio, disse duvidar que a disputa se resolverá no primeiro turno. “Isso de achar que ele está ganhando pode tirar votos”, afirmou. "Embora o cenário seja diferente, não dá pra dizer que vencerá no 1º turno sendo que as eleições ainda não começaram", completa. 

Denise citou que os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se mantêm na disputa, mesmo com o cenário polarizado. “Nada indica que os candidatos que estão aí irão desistir em nome disso ou daquilo”, disse. 

Para Carlos Alexandre de Souza, editor de política, economia e Brasil do Correio, uma das barreiras para uma vitória no 1º turno é o antipetismo, "que é uma condição que prevalece". "Até porque Lula e o PT ainda devem explicações à sociedade, como os dois grandes escândalos que marcaram a história brasileira", opina.

 

Sabatina


O Correio recebe os pré-candidatos à Presidência nesta terça-feira para uma sabatina, na sede do jornal. Cada participante terá em torno de 50 minutos para responder perguntas sobre temas que interessam à toda a sociedade, como situação da economia, trabalho, direitos, segurança pública, saúde e educação. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo site e por todas as redes sociais do jornal.

Confira a ordem de participação:


10h - Jair Bolsonaro (PL) — (não compareceu)
11h - Vera Lúcia (PSTU)
12h - Ciro Gomes (PDT)
14h - Felipe D'Ávila (Novo)
15h - Luciano Bivar (União Brasil) — (não compareceu)
16h - Sofia Manzano (PCB)
17h - Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — (não compareceu)
18h - Pablo Marçal (Pros)
19h - Simone Tebet (MDB)


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação