Estados Unidos

Justiça dos Estados Unidos ratifica direito dos cidadãos portarem armas

Por seis votos contra três, a máxima instância do Judiciário anulou uma lei de Nova York, datada de 1913, que exigia a comprovação da necessidade legítima de defesa pessoal para receber a autorização para porte de armas em público

Rodrigo Craveiro
postado em 24/06/2022 06:00
 (crédito: Ed Jones/AFP)
(crédito: Ed Jones/AFP)

"É parte de um esforço para vender e colocar mais armas nas ruas. Trata-se de dinheiro, não de salvar vidas." O desabafo, em entrevista ao Correio, partiu de Tom Mauser, pai de Daniel Mauser, 15 anos, um dos 13 mortos durante o massacre na Escola Secundária de Columbine, em Littleton (Colorado), em 20 de abril de 1999. Ele se disse "extremamente desapontado" com a decisão da Suprema Corte dos Estados Unidos que, ontem, reafirmou o direito dos cidadãos de portar armas de fogo em público. Por seis votos contra três, a máxima instância do Judiciário anulou uma lei de Nova York, datada de 1913, que exigia a comprovação da necessidade legítima de defesa pessoal para receber a autorização para porte de armas em público. Com a medida, os estados norte-americanos ficarão impedidos de restringir o direito dos cidadãos de possuirem armas.

Há exatamente um mês, um jovem de 18 anos invadiu a Escola Primária Robb, em Uvalde (Texas), e matou 19 crianças e duas professoras. Dez dias antes, um supremacista branco tinha disparado dentro de um supermercado da cidade de Buffalo (Nova York) e tirado a vida de dez pessoas. O presidente Joe Biden também se declarou "profundamente decepcionado" com a revogação da lei e disse que a medida "contradiz tanto o senso comum como a Constituição".

Foi a primeira decisão da Suprema Corte em uma década sobre Segunda Emenda — o texto constitucional que garante a legítima defesa. A Associação Nacional do Rifle (ANR), o poderoso lobby pró-armas, enalteceu "uma vitória decisiva para os homens e mulheres de bem de todos os EUA". "O direito à legítima defesa e de defender a família e os entes queridos não deve se restringir ao lar", afirmou o vice-presidente executivo Wayne LaPierre.

Para Tom Mauser, a Suprema Corte retirou o direito dos governos estaduais e locais de regularem sua segurança, particularmente em locais com alta densidade populacional e em um momento em que a violência armada aumenta significativamente. "Os Estados Unidos já têm pessoas demais com permissão para carregar armas escondidas, mas não vejo evidências de que isso reduza a violência armada", lamentou. Ele destaca que estudos têm mostrado que os cidadãos que carregam armas são muito mais propensos a ter medo das pessoas ao seu redor. "Eles experimentam uma sensação de que podem precisar intervir para resolver uma situação capaz de se tornar violenta", alertou.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.