GUERRA DO VIETNÃ

Kim, da foto da guerra do Vietnã, passa pelo último tratamento de pele

Kim Phuc foi fotografada fugindo de uma bomba na guerra do Vietnã. 50 anos depois do registro do fotógrafo Huynh Cong 'Nick' Ut, a "garota napalm" passou pelo 12º tratamento de pele.

Aline Gouveia
postado em 01/07/2022 13:13
 (crédito: Nick Ut/AP)
(crédito: Nick Ut/AP)

No dia 8 de junho de 1972, uma bomba de Napalm atingiu a vila em que Kim Phuc morava, no Vietnã. A menina tinha 9 anos na época e foi fotografada por Nick Ut enquanto fugia do bombardeio. A arma química utilizada na guerra do Vietnã era composta por líquidos inflamáveis e deixou 65% do corpo de Kim com queimaduras. Após 50 anos, a vietnamita realizou o 12º - e último - tratamento de pele em uma clínica em Miami, nos Estados Unidos.

"Eu ouvi o barulho, bup-bup bup-bup, e então de repente havia fogo em todos os lugares ao meu redor, e eu vi o fogo por todo o meu braço", conta Kim a NBC 6 South Florida. Na época, Kim morava na vila Trang Bang. Hoje, ela vive em Toronto, no Canadá, e é embaixadora da Boa Vontade da UNESCO.


O registro histórico que tornou Kim mundialmente conhecida foi feito pelo fotógrafo da Associated Press, Huynh Cong 'Nick' Ut. A fotografia foi premiada com o Pulitzer. Atualmente, Kim tem 59 anos e reencontrou o fotógrafo que registrou o momento trágico. "Quando ela estava correndo, eu vi o braço dela queimando, o corpo dela queimando muito", relembra Nick.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação