Racismo

Loja é acusada de racismo após colocar produtos em lacre de segurança

Produtos de pessoas com a pele negra estavam armazenados em caixas de segurança, ao contrário dos de pele clara

Matheus Vaz*
postado em 04/08/2022 14:43
As caixas de segurança eram apenas utilizados em produtos para negros -  (crédito: Reprodução/Twitter)
As caixas de segurança eram apenas utilizados em produtos para negros - (crédito: Reprodução/Twitter)

A mãe de três filhos, Natalie Westgate, ao fazer compras em uma loja com sua filha em Osterley, oeste de Londres, na Inglaterra, reparou na diferença de armazenamento dos produtos nas prateleiras. Apesar dos produtos possuírem o mesmo preço, eram expostos de maneira totalmente opostas. O hidratante para pessoas de pele escura era mantido em caixas de segurança, enquanto o para pele clara estavam exibidos de maneira ‘normal’.

Essa diferença causou a revolta de Nathalia, que disse: “ Isso é absolutamente desagradável, para não falar racista”, disse a mãe para o jornal britânico, The Sun.

“Eu entendo que vocês têm caixas de segurança para os produtos, mas acham que é ‘ok’ elas estarem apenas nos produtos para pessoas de pele escura e não em todos os da seção?”. “Por favor, consulte a rede de raça e etnia e Black Voices Advisory Group (Grupo de Vozes Negras, tradução livre) e veja o que eles pensam sobre a segurança apenas para pessoas negras, e então volte para mim”, completou.

A loja pediu para Nathalia entrar em contato com eles por mensagem direta no Twitter para resolver suas preocupações e disse que nunca foi a intenção da loja ofender ninguém na política de proteção. "Nossas lojas às vezes usam essas caixas de proteção em itens que foram roubados recentemente e muda de loja para loja”, informoi.

“Gostaríamos de garantir que as etapas que tomamos em nossas lojas para encaixotar ou etiquetar determinados itens são apenas para prevenção de perdas e nossos colegas ficarão felizes em ajudar os clientes que desejam comprar esses produtos'', justificou o estabelecimento.

O caso gerou repercussão nas redes sociais e poderá levar ao boicote de alguns clientes da loja.

O estabelecimento em nota ao The Sun, pediu desculpas pelo ocorrido: "Lamentamos profundamente que isso tenha acontecido".

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