Guerra

Putin assina decreto para facilitar presença de ucranianos na Rússia

Para aproveitar as medidas, as pessoas devem passar por exames de detecção do uso de drogas e para doenças infecciosas, além de declarar sua presença deixando sua foto e impressões digitais nos arquivos

Agência France-Presse
postado em 27/08/2022 14:57
 (crédito:  Pavel Byrkin / Sputnik / AFP)
(crédito: Pavel Byrkin / Sputnik / AFP)

O presidente russo, Vladimir Putin, assinou um decreto que facilita a permanência e o trabalho de centenas de milhares de pessoas que deixaram a Ucrânia e seguiram para a Rússia desde a intervenção militar de Moscou naquele país.

Os donos de passaporte ucraniano e os habitantes dos territórios separatistas pró-Rússia de Donetsk e Lugansk (no leste da Ucrânia) poderão permanecer na Rússia "sem limite de tempo", segundo as "medidas temporárias" publicadas neste sábado.

Até o momento, os ucranianos poderiam permanecer na Rússia por no máximo 90 dias no período de seis meses e para trabalhar precisavam solicitar uma autorização especial.

A partir de agora, eles terão "o direito de exercer uma atividade profissional na Rússia sem a necessidade de permissão de trabalho".

Mas, para aproveitar as medidas, as pessoas devem passar por exames de detecção do uso de drogas e para doenças infecciosas, além de declarar sua presença deixando sua foto e impressões digitais nos arquivos.

O decreto proíbe a expulsão para a Ucrânia dos cidadãos do país, exceto aqueles que cumpriram pena de prisão ou são considerados uma ameaça à segurança da Rússia.

Putin assinou outro decreto que determina o pagamento de subsídios sociais a pessoas vulneráveis (aposentados, pessoas com deficiências, mulheres grávidas) que foram forçadas a deixar a Ucrânia ou os territórios separatistas.

De acordo com Moscou, 3,6 milhões de ucranianos, incluindo 587.000 crianças, fugiram da Rússia depois da ofensiva militar determinada por Putin contra o país vizinho no fim de fevereiro. As autoridades russas estimulam as viagens e prepararam centros de recepção em todo o país.

Muitos refugiados, ajudados por ativistas, conseguiram deixar a Rússia pouco depois e seguir para outros países da Europa.

O governo russo anunciou em julho medidas para facilitar a naturalização de ucranianos. Kiev denunciou a iniciativa como uma tentativa de Moscou de consolidar sua influência nos territórios conquistados por suas tropas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação