Reino Unido

Reino Unido: Saiba como e quando Charles III será coroado rei

Apesar de já ser considerado rei, outros protocolos precisam ser feitos até que a coroação aconteça

Camilla Germano
postado em 08/09/2022 16:29
 (crédito: TOBY MELVILLE / POOL / AFP)
(crédito: TOBY MELVILLE / POOL / AFP)

O Reino Unido tem um novo monarca. Charles III já é considerado o rei e nas próximas 24 horas, um conselho o proclamará monarca. No entanto, outros protocolos serão cumpridos até que seja realizada a cerimônia de coroação.

Na próximas 24 horas, em uma reunião no Palácio de St James, em Londres, estará o corpo cerimonial conhecido como Conselho de Adesão, que é formado por um grupo de deputados seniores, passados e presentes, e também alguns altos funcionários públicos, altos comissários da Commonwealth e o lord Mayor de Londres. Charles III será proclamado rei no local.

Nesta reunião específica, o rei ou rainha não comparece. A partir do encontro, a morte de Elizabeth II será anunciada por Penny Mordaunt, lorde Presidente do Conselho Privado e uma proclamação será lida.

Assinarão a proclamação todos os presentes, incluindo a primeira-ministra, Liz Truss, o arcebispo de Canterbury e o lorde chanceler.

Um dia depois, o Conselho de Adesão e o Conselho Privado se reunirão com a presença do novo rei. Não há um juramento que Charles precisar fazer, no entanto, será feita uma declaração.

Em seguida, uma proclamação pública será feita e declarará Charles como novo rei. O antigo príncipe de Gales escolheu que reinará sob o nome de Charles III.

Da sacada do Palácio de St James, um oficial conhecido como Garter King of Arms proclamará: "Deus salve o rei", e pela primeira vez desde 1952, quando o hino nacional for tocado, as palavras serão "Deus salve o rei" e não "Deus salve a rainha".

A coroação

Charles III reinará por algum tempo mesmo antes de ser formalmente coroado. Isso ocorre dada a preparação necessária para o evento.

No caso de Elizabeth II, ela sucedeu ao trono em fevereiro de 1952, mas não foi coroada até junho de 1953.

Se seguir a tradição, Charles será coroado na Abadia de Westminster. William, o Conquistador, foi o primeiro monarca a ser coroado no local e Charles será o 40º.

A cerimônia será um serviço religioso anglicano, realizado pelo Arcebispo de Canterbury, que durante a coroação, o colocará a coroa de Santo Eduardo na cabeça de Charles. A joia, datada em 1661, é feita de ouro maciço e pesa 2,23kg, por isso, é usada apenas durante a coroação.

O novo rei fará o juramento de coroação diante do mundo na cerimônia e receberá o orbe e o cetro como símbolos de seu novo papel.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação