CONFLITO

China pede que Rússia e Ucrânia evitem 'transbordamento' da guerra

A prioridade "premente é facilitar as negociações de paz", disse Wang, que em nenhum momento expressou apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia

Agência France-Presse
postado em 24/09/2022 17:43
 (crédito: Bryan R. Smith / AFP)
(crédito: Bryan R. Smith / AFP)

Nações Unidas, Estados Unidos - O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, pediu neste sábado (24), na Assembleia Geral da ONU, que Rússia e Ucrânia não permitam que o conflito "transborde" e protejam os interesses e direitos legítimos dos países em desenvolvimento.

"Pedimos a todas as partes envolvidas que evitem que a crise transborde e que protejam os direitos e interesses legítimos dos países em desenvolvimento", declarou o chanceler, depois de assegurar que a China "apoia todos os esforços para uma solução pacífica" da "crise ucraniana".

A prioridade "premente é facilitar as negociações de paz", disse Wang, que em nenhum momento expressou apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia.

A "solução fundamental é abordar as preocupações legítimas de segurança de ambos os lados e construir uma arquitetura de segurança equilibrada, eficaz e sustentável", acrescentou o ministro das Relações Exteriores.

Lembrando que seu país adere ao princípio de "não interferência", disse que a China "tem feito esforços para resolver os problemas de todas as partes de maneira construtiva".

Pequim reitera insistentemente seu apoio à soberania de todos os países em relação à Ucrânia, mas se recusa a condenar a invasão russa daquela ex-república soviética.

O chanceler chinês se reuniu esta semana em Nova York com o ucraniano Dmytro Kuleba e assegurou que Pequim defende o respeito da "integridade territorial de todos os países".

Na semana passada, depois de um encontro com o presidente chinês Xi Jinping, o presidente russo Vladimir Putin elogiou "a posição equilibrada" de Xi sobre a Ucrânia e disse "compreender suas dúvidas e preocupações" sobre uma invasão que já dura sete meses.

Ao mesmo tempo, neste sábado, o chefe da diplomacia chinesa se referiu a Taiwan, que não está na ONU, e declarou que a China deve "combater firmemente as atividades separatistas" e "executar ações determinadas a se opor à interferência externa".

"Qualquer tentativa de impedir a reunificação da China deve ser esmagada pela roda da história", alertou.

O ministro se encontrou na sexta-feira à margem da Assembleia Geral com seu colega americano, Antony Blinken, em sua primeira reunião desde julho em Bali, onde os dois expressaram sua intenção de retomar o diálogo.

Um mês depois, a presidente da Câmara de Representantes americana, Nancy Pelosi, visitou Taiwan, causando a fúria de Pequim e um ressurgimento das tensões entre as duas grandes potências.

Com esta reunião, Wang acusou os Estados Unidos de "enviar sinais muito ruins e perigosos", incentivando a independência de Taiwan, de acordo com um comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.

Para Blinken, é necessário preservar a "paz e estabilidade" no estreito de Taiwan.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação