Vaticano

Papa pede que mundo aprenda com a história em meio a ameaças de guerra

Ao recordar o início do Concílio Vaticano II há 60 anos, Francisco disse durante uma missa de canonização na Praça de São Pedro que "não devemos esquecer o perigo da guerra nuclear que ameaçou o mundo"

Agence France-Presse
postado em 09/10/2022 10:33
 (crédito:  AFP)
(crédito: AFP)

O papa Francisco pediu neste domingo (9/10) que o mundo aprenda com a história, referindo-se às ameaças de guerra nuclear na Ucrânia, e defendeu o caminho da paz.

Ao recordar o início do Concílio Vaticano II há 60 anos, Francisco disse durante uma missa de canonização na Praça de São Pedro que "não devemos esquecer o perigo da guerra nuclear que ameaçou o mundo".

"Por que não aprendemos com a história? Naquela época houve conflitos e tensões, mas escolheu-se o caminho da paz", apontou o pontífice de 85 anos.

O Vaticano informou que 50.000 fieis participaram neste domingo na missa de canonização de Giovanni Battista Scalabrini e Artemide Zatti.

Ao recordar o trabalho do bispo italiano Scalabrini, que fundou no século XIX uma comunidade para ajudar os migrantes e refugiados, o papa afirmou que é "escandalosa a exclusão dos migrantes" que "morrem diante de nós" no Mediterrâneo, que agora é "o maior cemitério do mundo".

O outro canonizado, Armando Zatti, foi um imigrante de origem italiana que chegou na Argentina, onde se dedicou a cuidar de doentes.

O papa também aproveitou a oportunidade para orar pelas vítimas do "louco ato de violência" ocorrido na Tailândia, onde um policial expulso da corporação matou 36 pessoas, incluindo 24 crianças.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação