México

Casamento LGBT+ se torna legal em todo o México

Aos gritos de "Sim, pode!", manifestantes favoráveis à reforma do Código Civil estadual comemoraram o resultado da votação, que terminou com 23 votos a favor, 12 contra e uma abstenção

Agência Estado
postado em 27/10/2022 14:17 / atualizado em 27/10/2022 14:17
 (crédito: AFP / ATTILA KISBENEDEK)
(crédito: AFP / ATTILA KISBENEDEK)

O casamento homoafetivo foi aprovado na noite desta quarta-feira (25/10), pelo Congresso de Tamaulipas, no norte do México. Essa é a última das 32 entidades federativas mexicanas a legalizar a união entre pessoas do mesmo sexo. Aos gritos de "Sim, pode!", manifestantes favoráveis à reforma do Código Civil estadual comemoraram o resultado da votação, que terminou com 23 votos a favor, 12 contra e uma abstenção.

A sessão aconteceu em meio a canções e gritos de grupos que defendiam lados opostos. Eles se reuniram na sacada do plenário. Em alguns momentos, a movimentação interrompeu a discussão e obrigou os parlamentares a se deslocarem para outra sala para encerrar o debate.

A deputada Nancy Ruíz Martínez, promotora da proposta legislativa, salientou que é uma luta de anos que custou lágrimas, esforço e dor a pessoas que em algum momento foram excluídas. "Agora, desta tribuna mais alta, reitero: não há pessoas de primeira ou segunda classe, todas as pessoas devem usufruir deste direito", ressaltou a parlamentar.

Além de Tamaulipas, o Congresso de Guerrero, no sul do México, também havia aprovado uma reforma semelhante 24 horas antes, na terça-feira (24/10). Há dois dias, o Congresso de Tabasco também aprovou as reformas para o casamento igualitário e, no último dia 11 de outubro, o Estado do México tornou-se a 29ª entidade a aprovar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.