Rússia

Rússia adia conversas sobre armas nucleares com EUA por 'diferenças irredutíveis'

O Departamento de Estado dos EUA havia anunciado na última segunda-feira a decisão unilateral da Rússia em adiar as conversas de Cairo e que o país se comprometeu a propor novas datas

Agência Estado
postado em 29/11/2022 16:15 / atualizado em 29/11/2022 16:15
 (crédito: Kremlin.eu/AFP)
(crédito: Kremlin.eu/AFP)

Moscou adiou uma nova rodada de conversas sobre controle de armas nucleares com os Estados Unidos, marcada para esta semana, alegando "diferenças irredutíveis" na abordagem e tensões sobre a Ucrânia, afirmou nesta terça-feira (29/11), um diplomata sênior da Rússia.

O vice-ministro das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, disse que a decisão de adiar as negociações que deveriam começar na terça-feira no Cairo, Egito, foi tomada em nível político. "Enfrentamos uma situação em que nossos colegas americanos não apenas demonstraram sua relutância em ouvir nossos sinais e considerar nossas prioridades, mas também agiram de maneira oposta", disse Ryabkov a repórteres em Moscou.

Segundo o vice-ministro, os EUA queriam se concentrar apenas em retomar as inspeções sob o novo tratado Start e bloquearam o pedido de Moscou para discutir detalhes relacionados à contagem de armas sob o pacto de redução de armas estratégicas.

O Departamento de Estado dos EUA havia anunciado na última segunda-feira a decisão unilateral da Rússia em adiar as conversas de Cairo e que o país se comprometeu a propor novas datas. "Os Estados Unidos estão prontos para reagendar o mais cedo possível, pois a retomada das inspeções é uma prioridade para sustentar o tratado como um instrumento de estabilidade", comunicou o departamento.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Guia da Copa

Baixe o Guia da Copa preparado pelo Correio Braziliense. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.