GUERRA NO LESTE EUROPEU

Natal ortodoxo: Rússia começa cessar-fogo na Ucrânia, anunciado por Putin

Apesar da trégua anunciada, uma cidade ucraniana registrou um bombardeio

Jéssica Andrade
postado em 06/01/2023 08:29
 (crédito: Dimitar Dilkoff / AFP)
(crédito: Dimitar Dilkoff / AFP)

Teve início o cessar-fogo temporário na Ucrânia decretado unilateralmente pelo presidente russo, Vladimir Putin, em razão do Natal ortodoxo, comemorado neste sábado (7/1). A trégua começou às 9h da manhã no horário local (6h em Brasília), nesta sexta-feira (6/12).

Nos termos do decreto, anunciado na véspera, as tropas russas baixarão as armas até as 21h do horário local (18h em Brasília) de sábado (7/12).

Putin anunciou um cessar-fogo depois que o patriarca da Igreja ortodoxa russa, Cirilo, pediu a suspensão dos combates pelo Natal ortodoxo, que é celebrado no sábado.

"Levando-se em consideração o chamado de Sua Santidade o patriarca Cirilo, instruí o ministro da Defesa a ordenar um regime de cessar-fogo ao longo de toda linha de contato entre os lados na Ucrânia", afirmou Putin, conforme comunicado divulgado pelo Kremlin.

O anúncio de Putin foi recebido com ceticismo pelas autoridades ucranianas, em Kiev. O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, considerou que é uma "desculpa para conter o avanço" das tropas de Kiev na região do Donbass e levar "equipamentos, munições e aproximar os homens das nossas posições."

Bombardeios continuam

Uma hora depois do início do cessar-fogo anunciado por Putin, a cidade ucraniana de Bakhmut registrou um bombardeio. A Ucrânia relata ainda ataques russos à cidade de Kramatorsk.

Matéria em atualização.

*Com informação da Agência France-Presse.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE