América Latina

Incêndios no Chile continuam e deixam mais de 20 mortos e casas destruídas

Favorecido por ventos moderados e fortes e temperaturas acima de 40ºC, o incêndio devastou cerca de 270 mil hectares em uma região localizada cerca de 500 km ao sul de Santiago

Agence France-Presse
postado em 05/02/2023 16:26
 (crédito:  JAVIER TORRES / AFP)
(crédito: JAVIER TORRES / AFP)

Os incêndios florestais que afetam a zona centro-sul do Chile já deixaram 24 mortos, 997 feridos e destruíram completamente 800 casas em cinco dias, segundo relatórios oficiais divulgados neste domingo.

Favorecido por ventos moderados e fortes e temperaturas acima de 40ºC, o incêndio devastou cerca de 270 mil hectares em uma região localizada cerca de 500 km ao sul de Santiago.

Segundo o subsecretário do Interior, Manuel Monsalve, foram registrados 997 feridos, 26 deles em estado grave.

Na área agrícola rodeada por florestas e devastada pelo fogo, repetem-se cenas de terrenos reduzidos a cinzas, animais mortos e camponeses que perderam tudo.

O presidente chileno, Gabriel Boric, acompanhou o velório de um bombeiro na cidade de Coronel. "O Chile inteiro chora com vocês. Estou aqui para lhes dizer que não estão sozinhos, que a família de Yesenia (Muñoz, bombeiro que morreu) não estará sozinha", afirmou o presidente.

Alívio 

Na manhã deste domingo, a queda das temperaturas parecia dar um alívio aos 5.300 brigadistas e bombeiros que combatem os incêndios.

Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), o número de incêndios que estavam sendo combatidos passou de 87 para 51.

"Estamos em uma pequena janela de melhora das condições meteorológicas entre hoje e amanhã, o que significa que não estamos com temperaturas extremas", disse Manuel Monsalve, alertando que os termômetros podem voltar a se aproximar dos 40ºC na terça-feira.

O funcionário afirmou que há 10 pessoas detidas por responsabilidade no início de alguns dos incêndios.

"Enfrentamos a emergência com união", destacou o presidente Boric em sua conta no Twitter. Neste domingo, ele voltou a visitar a cidade de Concepción, a 510 km de Santiago, onde observou as áreas afetadas.

A ajuda internacional começou a se consolidar com a partida da Espanha hoje de um avião e um contingente de 50 pessoas, entre especialistas, militares e pilotos de drones.

Notícias no celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

 

 

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Caso tenha alguma dificuldade ao acessar o link, basta adicionar o número (61) 99666-2581 na sua lista de contatos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE