NICARÁGUA

Nicarágua cancela pessoa jurídica de 18 sindicatos patronais

Fazendo alusão a descumprimentos da legislação e à falta de transparência, a decisão priva de pessoa jurídica praticamente todas as associações empresariais do país

Agence France-Presse
postado em 06/03/2023 15:48 / atualizado em 06/03/2023 15:51
 (crédito: EZEQUIEL BECERRA / AFP)
(crédito: EZEQUIEL BECERRA / AFP)

A Nicarágua cancelou, nesta segunda-feira (6/2), a pessoa jurídica de 18 associações sindicais de empresários, entre elas o COSEP, que reúne as demais câmaras patronais, segundo uma resolução publicada no jornal oficial La Gaceta.

Fazendo alusão a descumprimentos da legislação e à falta de transparência, a decisão do ministério do Governo (Interior) priva de pessoa jurídica praticamente todas as associações empresariais do país e se soma a outras medidas do governo do presidente Daniel Ortega, que o isolaram internacionalmente.

ONU

Um grupo de especialistas da ONU acusou o governo da Nicarágua de cometer violações sistemáticas dos direitos humanos, as quais constituem "crimes contra a humanidade", conforme relatório divulgado na quinta-feira (2/3) e que pede a imposição de sanções internacionais.

Divulgado em Genebra, o documento do Grupo de Especialistas em Direitos Humanos sobre a Nicarágua menciona execuções extrajudiciais, detenções arbitrárias, tortura e privação arbitrária da nacionalidade e do direito de permanecer no próprio país.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE