México

Presidente do México rejeita proposta de usar tropas dos EUA contra cartéis de drogas

"Não vamos permitir que nenhum governo estrangeiro interfira, muito menos que as forças armadas de um governo estrangeiro interfiram em nosso território"

Agence France-Presse
postado em 09/03/2023 18:01 / atualizado em 09/03/2023 18:02
 (crédito: Mexican President Andres Manuel Lopez Obrador (D.A Press))
(crédito: Mexican President Andres Manuel Lopez Obrador (D.A Press))

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta quinta-feira (9) que não permitirá a intervenção de forças armadas estrangeiras em seu território, em resposta a projetos de legisladores americanos de usar os militares para combater traficantes de drogas, proposta que qualificou como "traiçoeira".

"Não vamos permitir que nenhum governo estrangeiro interfira, muito menos que as forças armadas de um governo estrangeiro interfiram em nosso território", disse López Obrador, em sua habitual entrevista coletiva matinal.

Os congressistas republicanos apresentaram um projeto de lei na quarta-feira para designar cartéis que traficam fentanil como grupos "terroristas", e vários senadores pedem há dias que o governo permita que os militares dos EUA os combatam onde quer que estejam.

Um dos projetos de lei, apresentado pelos senadores Roger Marshall e Rick Scott em reação à morte de dois americanos sequestrados na cidade fronteiriça de Matamoros, visa especificamente os cartéis mexicanos do Golfo, Jalisco Nueva Generación, Sinaloa e do Nordeste.

López Obrador considerou "irresponsável" a proposta dos congressistas republicanos.

"É uma ofensa ao povo mexicano, uma falta de respeito à nossa independência, à nossa soberania", afirmou. "É uma atitude arrogante, traiçoeira, tola, intervencionista", acrescentou o presidente.

Notícias no seu celular

O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

CONTINUE LENDO SOBRE