Inteligência Artificial

The New York Times processa OpenAI e Microsoft por violação de direitos

De acordo com advogados do jornal, o ChatGPT utilizou o conteúdo do Times sem autorização ou pagamento

Os advogados do jornal afirmaram que a OpenAI e a Microsoft devem ser responsabilizadas por
Os advogados do jornal afirmaram que a OpenAI e a Microsoft devem ser responsabilizadas por "danos bilionários" relativos ao "uso ilegal" de conteúdos. - (crédito: Mojahid Mottakin/Unsplash)
Agência France-Presse
postado em 27/12/2023 14:22 / atualizado em 27/12/2023 14:22

O jornal The New York Times entrou com uma ação contra a OpenAI, criadora do ChatGPT, e contra a Microsoft, seu principal investidor, em um tribunal dos americano nesta quarta-feira (27/12), alegando que seus potentes modelos de Inteligência Artificial usaram milhões de itens para treinar sem permissão.

Por meio de seus chatbots de IA, as empresas "buscam se aproveitar do enorme investimento do Times no seu jornalismo, utilizando-o para criar produtos substitutos sem permissão, ou pagamento", diz o texto da ação.

Os advogados do jornal não estipularam um valor de indenização, mas afirmaram que a OpenAI e a Microsoft devem ser responsabilizadas por "danos bilionários" relativos ao "uso ilegal" de conteúdos do Times.

A OpenAI e a Microsoft ainda não se manifestaram sobre o processo. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

-->