REINO UNIDO

Partido Trabalhista tem vitória dupla nas eleições parciais do Reino Unido

Grande favorito nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro após as eleições legislativas marcadas para este ano, o líder trabalhista Keir Starmer comemorou um "resultado que mostra que o povo quer mudança"

Partido Trabalhista tem vitória dupla nas eleições parciais do Reino Unido       -  (crédito: Reprodução/JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT / AFP)
Partido Trabalhista tem vitória dupla nas eleições parciais do Reino Unido - (crédito: Reprodução/JESSICA TAYLOR / UK PARLIAMENT / AFP)
postado em 16/02/2024 18:54

O Partido Trabalhista britânico obteve, nesta sexta-feira (16/2), uma vitória dupla contra os conservadores nas eleições legislativas parciais de dois círculos eleitorais, um novo golpe para o primeiro-ministro Rishi Sunak em pleno ano eleitoral. 

Grande favorito nas pesquisas para se tornar primeiro-ministro após as eleições legislativas marcadas para este ano, o líder trabalhista Keir Starmer comemorou um "resultado que mostra que o povo quer mudança".

Starmer, que reorientou o Partido Trabalhista para posições mais centristas e a quem as pesquisas dão uma clara vantagem, parece bem posicionado para derrubar os conservadores, que estão no poder há 14 anos. 

Rishi Sunak, à frente do governo há 16 meses, afirmou que estas duas eleições ocorreram em "circunstâncias difíceis" para o seu partido, em plena crise econômica, e estimou que Keir Starmer e o Partido Trabalhista não despertaram "um enorme entusiasmo" entre os britânicos.

Após este novo revés, o Partido Conservador perdeu 10 eleições parciais desde as eleições gerais de dezembro de 2019, o pior resultado para um governo britânico desde a década de 1960. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br