IGREJA CATÓLICA

Papa Francisco rompe tradição lavando os pés apenas das mulheres

O rito faz parte do calendário da Semana Santa, a semana mais sagrada do calendário da Igreja, quando os cristãos de todo o mundo se preparam para celebrar a Páscoa

A cerimonia ocorreu no presídio de Rebibbia em Roma -  (crédito: Vatican Media/AFP)
A cerimonia ocorreu no presídio de Rebibbia em Roma - (crédito: Vatican Media/AFP)
postado em 29/03/2024 10:56

O Papa Francisco lavou os pés de 12 mulheres em uma prisão em Roma, na Itália, em um dos ritos mais tradicionais da Semana Santa. A cerimônia enfatizou a humildade, nesta quinta-feira (28/3). É a primeira vez que o papa lava os pés apenas de mulheres durante o serviço especial anual.

Francisco também celebrou no presídio de Rebibbia a homilia "In coena Domini", a missa de lava-pés, e lembrou que o ritual remete à vocação para servir. "Com o lava-pés, Jesus se humilha e nos faz entender o que ele disse: 'Eu não vim para ser servido, mas sim para servir", proclamou o Papa.

Na noite de sábado (30/3), o Papa fará a vigília pascal na Basílica de São Pedro, e, no domingo (31/3), pronunciará a mensagem "Urbi et Orbi" ("À cidade e ao mundo".

Desde sua eleição, o papa levou essa cerimônia para fora do território do Vaticano e comemorou lavando os pés de prisioneiros, refugiados e deficientes.

Nos primeiros anos de seu pontificado, o papa mudou as regras da igreja para incluir oficialmente as mulheres na cerimônia, uma medida que encontrou resistência no Vaticano e essa foi a primeira vez que ele lavou os pés de apenas mulheres.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação