INDONÉSIA

Inundações deixam 50 mortos e 27 desaparecidos na Indonésia

Eventos climáticos adversos são comuns na Indonésia.

Mais de 3 mil pessoas tiveram que sair de casa após inundações na Indonésia -  (crédito: ADE YUANDHA / AFP)
Mais de 3 mil pessoas tiveram que sair de casa após inundações na Indonésia - (crédito: ADE YUANDHA / AFP)

Cinquenta pessoas morreram e 27 continuam desaparecidas após inundações repentinas e um fluxo de lava fria de um vulcão no oeste da Indonésia, segundo o balanço mais recente, divulgado pela agência de gestão de desastres.

A tragédia do fim de semana também deixou 37 pessoas feridas, e 3.396 tiveram que deixar suas casas. A agência pediu a mobilização de maquinário pesado para ajudar nos trabalhos de resgate, e ressaltou que o balanço pode aumentar.

As fortes chuvas do último sábado na ilha de Sumatra causaram inundações em dois distritos e arrastaram cinzas e areia do monte Marapi, vulcão mais ativo daquela região. 

Deslizamentos de terra e inundações são frequentes na Indonésia na temporada de chuva. Em 2022, quase 24 mil pessoas foram evacuadas e duas crianças morreram em inundações na ilha de Sumatra, um fenômeno agravado pelo desmatamento, apontam ambientalistas.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 14/05/2024 08:46