![De acordo com a nota da empresa sobre o incidente, o caso ocorreu por volta das 15h43, no horário local, durante a realização de um teste de energia - (crédito: Reprodução/X/Twitter @AJ_FI/Andrew Jones) De acordo com a nota da empresa sobre o incidente, o caso ocorreu por volta das 15h43, no horário local, durante a realização de um teste de energia - (crédito: Reprodução/X/Twitter @AJ_FI/Andrew Jones)](https://midias.correiobraziliense.com.br/_midias/jpg/2024/06/30/675x450/1_lancamento_de_foguete-38568605.jpg?20240630202106?20240630202106)
Uma foguete chinês foi lançado por engano neste domingo (30/6) e caiu em uma montanha da cidade de Gongyi, na China. A empresa Beijing Tianbing Technology confirmou o incidente envolvendo a espaçonave Tialong-3.
De acordo com a nota da empresa sobre o incidente, o caso ocorreu por volta das 15h43, no horário local, durante a realização de um teste de energia. Um módulo teria se soltado da plataforma em Gongyi, por uma falha estrutural.
- Leia também: Foguete de empresa do Japão explode após lançamento; veja vídeo
- Leia também: Com SpaceX, Estados Unidos liderou lançamentos de foguetes em 2023
Vídeos do momento em que o foguete caiu foram registrados e compartilhados nas redes sociais. Nas imagens, é possível ver que o acidente causou muita fumaça mas que não há relatos de feridos.
Wow. This is apparently what was supposed to be a STATIC FIRE TEST today of a Tianlong-3 first stage by China's Space Pioneer. That's catastrophic, not static. Firm was targeting an orbital launch in the coming months. https://t.co/BY9MgJeE7A pic.twitter.com/L6ronwLW1N
— Andrew Jones (@AJ_FI) June 30, 2024
O Tianlong 3 é um veículo de lançamento de líquido personalizado para a construção da constelação de Internet via satélite da China. Na nota, a Beijing Tianbing Technology comparou o foguete ao Falcon 9 da SpaceX.
Ele tem diâmetro de 3,8 metros, capacidade de transporte da órbita terrestre de 17 toneladas e capacidade de órbita sincronizada com o sol de 14 toneladas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
![Ícone do whatsapp](/frontend/src/assets/icon/whatsapp.png)
![Ícone do telegram](/frontend/src/assets/icon/telegram.png)
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br