ESTADOS UNIDOS

Onda ártica leva posse de Trump a ser a portas fechadas

Cerimônia e atos relacionados, tradicionalmente realizados do lado de fora do Capitólio, ocorrem, nesta segunda (20/1), do lado de dentro da sede do Congresso 

Ensaio da cerimônia de posse de Trump ocorreu no último domingo, no Capítólio: republicano assumirá o poder na segunda-feira       -  (crédito: Kent Nishimura/AFP)
x
Ensaio da cerimônia de posse de Trump ocorreu no último domingo, no Capítólio: republicano assumirá o poder na segunda-feira - (crédito: Kent Nishimura/AFP)

A posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ocorre a portas fechadas, dentro do Capitólio, nesta segunda-feira (20/1). De acordo com o próprio Trump, segundo postagem na plataforma Truth Social nesta sexta (17/1), as baixas temperaturas previstas para a data são o motivo da mudança. 

Devido ao clima na cidade de Washington, D.C. durante o Inauguration Day, Trump determinou que a cerimônia e os atos relacionados a ela fossem realizados do lado de dentro da sede do Congresso norte-americano. 

“Há uma onda ártica varrendo o país”, escreveu. “Por isso, ordenei que o discurso de posse, além das orações e outros discursos, seja realizado na Rotunda do Capitólio dos Estados Unidos.” 

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Tradicionalmente, a cerimônia ocorre do lado de fora do prédio, permitindo a participação popular de cidadãos que se reúnem em uma área aberta conhecida como National Mall. A última vez que uma posse presidencial ocorreu dentro do Congresso, também devido ao frio, foi em 1985, quando Ronald Reagan assumiu o cargo sob a temperatura de 14ºC negativos. 

De acordo com dados do portal The Weather Chanel, a capital dos EUA deve ficar, no próximo dia 20 de janeiro, sob uma média de -4ºC, durante o dia, e -13ºC, durante a noite. 

Com informações da AFP.

Lara Perpétuo
postado em 17/01/2025 15:31 / atualizado em 18/01/2025 09:58