
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump disse, nesta quinta-feira (30/1), que o acidente entre o avião comercial e o helicóptero militar em Washington poderia ter sido evitado. As duas aeronaves colidiram no ar e caíram no rio Potomac, na noite de quarta-feira (29/1).
"Por que a torre de controle não disse ao helicóptero o que fazer, em vez de perguntar se viram o avião. Esta é uma situação ruim que parece que deveria ter sido evitada", escreveu Trump, na plataforma Truth Social.
Veja o vídeo:
A imprensa americana informou que vários corpos foram retirados das águas geladas do rio. Ainda não há informação sobre o número de vítimas e de sobreviventes.
- Leia também: O que se sabe sobre colisão de avião da American Airlines com helicóptero militar em Washington
O avião tinha 64 pessoas a bordo, sendo 60 passageiros e quatro membros da tripulação. O helicóptero transportava três militares e estava em um "voo de treinamento".
O comandante dos bombeiros de Washington, John Donnelly, afirmou, em entrevista coletiva, que "as condições são extremamente difíceis para os socorristas" por causa do "frio, vento forte e gelo" no rio.
A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, anunciou que mobilizou "todos os recursos disponíveis da Guarda Costeira dos Estados Unidos" para o resgate das vítimas. A operação de busca e resgate envolve quase 300 socorristas e conta com mergulhadores auxiliados por refletores potentes.
Patinadores artísticos e treinadores que retornavam dos campeonatos nacionais estavam a bordo do voo. A organização de patinação artística dos Estados Unidos disse que está "devastada pela tragédia". "Esses atletas, treinadores e familiares estavam voltando para casa do National Development Camp, realizado em conjunto com o US Figure Skating Championships em Wichita, Kansas", disse a organização.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo
Mundo