O partido de extrema direita Vox, da Espanha, anunciou nesta segunda-feira (27/1) uma reunião em Madri, nos dias 7 e 8 de fevereiro, dos líderes do grupo Patriotas pela Europa do Parlamento Europeu, que inclui figuras como a francesa Marine Le Pen e o húngaro Viktor Orban.
"Nos dias 7 e 8 de fevereiro, Madri receberá os principais líderes do patriotismo europeu", disse o Vox em um comunicado, referindo-se ao nome do bloco de extrema direita do Parlamento Europeu do qual faz parte.
Essa "primeira cúpula" do grupo parlamentar Patriotas será presidida por Santiago Abascal, líder do Vox, e contará com a "presença de líderes como Le Pen e Orban", disse o partido espanhol, a terceira força política no Parlamento espanhol, atrás da direita e dos socialistas.
A reunião "servirá para delinear a estratégia a ser seguida nos próximos meses e com o objetivo de consolidar a alternativa ao consenso do Partido Popular e dos socialistas, que governam juntos em Bruxelas há uma década", explicou o Vox.
O Patriotas quer ser "uma alternativa à coalizão de populares e dos socialistas em Bruxelas, ao seu fanatismo climático e às suas políticas de portas abertas para a imigração em massa", disse José Antonio Fúster, porta-voz do Vox, em uma coletiva de imprensa.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
O Patriotas pela Europa é um dos dois blocos de extrema direita no Parlamento Europeu. O outro é o Conservadores e Reformistas Europeus (ECR), do qual a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, é membro.
As eleições europeias de junho passado mostraram um grande avanço da extrema direita.
Saiba Mais
-
Mundo Colômbia diz que voos com deportados dos EUA serão retomados
-
Mundo Israel diz que 8 reféns que seriam libertados nas próximas semanas morreram
-
Mundo De Vani a Eunice Paiva: 5 papéis que mostram talento de Fernanda Torres
-
Mundo Sobrevivente do holocausto descobre que pai da namorada foi chefe nazista
-
Mundo Cubano completa mil viagens de cruzeiro após 25 anos morando em alto-mar
-
Mundo Palestinos formam "corredor humano" no retorno a Gaza; veja fotos
