SAÚDE DO PAPA

Papa Francisco diz que passa por 'período de provação' na mensagem do Angelus

O boletim médico mais recente, divulgado no sábado à noite pela Santa Sé, afirma que o papa permanece "estável"

Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar infecções respiratórias -  (crédito: Divulgação/Vaticano)
Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar infecções respiratórias - (crédito: Divulgação/Vaticano)

O papa Francisco, hospitalizado há 31 dias por problemas respiratórios, afirmou neste domingo (16) que está "passando por um momento de provação", com um físico frágil, em sua mensagem do Angelus, enviada por escrito pela quinta semana consecutiva.

"Compartilho com vocês esses pensamentos, pois estou passando por um período de provação e me uno a tantos irmãos e irmãs doentes: frágeis, neste momento, como eu", escreveu o jesuíta de 88 anos, que se recupera de uma pneumonia bilateral no hospital Gemelli, em Roma.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

"O nosso físico está fraco, mas, mesmo assim, nada nos impede de amar, de rezar, de nos doarmos, de sermos uns para os outros, na fé, sinais luminosos de esperança", acrescentou o pontífice, que, desde sua hospitalização em 14 de fevereiro, não apareceu em público nem teve imagens divulgadas.

O boletim médico mais recente, divulgado no sábado à noite pela Santa Sé, afirma que seu estado de saúde permanecia "estável", mas que o pontífice ainda precisava continuar com a terapia no hospital, apesar da "melhora gradual". 

Desde sua última forte recaída, registrada em 3 de março, o estado de Francisco melhorou gradualmente e, na segunda-feira passada, seu prognóstico deixou de ser reservado. Os médicos, no entanto, ainda não se pronunciaram sobre uma data de alta. O Vaticano aponta para uma recuperação lenta.

A hospitalização é a quarta e mais longa em seus 12 anos de pontificado, o que gera preocupação sobre a continuidade do "Santo Padre" dos católicos, que recentemente descartou a possibilidade de renunciar, como fez o seu antecessor Bento XVI em 2013.

As demonstrações de apoio prosseguem, com orações em todo o mundo. O primeiro papa latino-americano reiterou neste domingo seu agradecimento às pessoas que rezam por sua saúde e à equipe médica que o atende.

Na entrada do hospital, dezenas de crianças gritavam "Papa Francisco, Papa Francisco", enquanto seguravam balões amarelos e brancos, as cores do Vaticano.

"Obrigado, queridas crianças! O Papa ama vocês e espera sempre encontrá-las. Continuemos a rezar pela paz, especialmente nos países feridos pela guerra: a martirizada Ucrânia, Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão e República Democrática do Congo", acrescentou o pontífice na mensagem do Angelus.

  • Na quinta-feira à noite, pela primeira vez, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio na qual o papa agradece, em espanhol, as orações por sua saúde
    Na quinta-feira à noite, pela primeira vez, o Vaticano divulgou uma mensagem de áudio na qual o papa agradece, em espanhol, as orações por sua saúde MIGUEL RIOPA / AFP
  • Papa Francisco
    Papa Francisco Tiziana Fabi/AFP
  • No boletim anterior, de sábado, foi relatado que a condição do religioso foi estabilizada
    No boletim anterior, de sábado, foi relatado que a condição do religioso foi estabilizada Alberto PIZZOLI / AFP
  • Freiras acenam em direção ao Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está hospitalizado com pneumonia, após uma oração pela pronta recuperação do líder da Igreja Católica
    Freiras acenam em direção ao Hospital Gemelli, onde o Papa Francisco está hospitalizado com pneumonia, após uma oração pela pronta recuperação do líder da Igreja Católica Dimitar Dilkoff/AFP
  • Velas são acesas do lado de fora do Hospital Universitário Gemelli, onde o papa Francisco está hospitalizado com pneumonia
    Velas são acesas do lado de fora do Hospital Universitário Gemelli, onde o papa Francisco está hospitalizado com pneumonia Alberto Pizzoli/AFP
  • Papa Francisco acordou pouco depois das 8h (4h de Brasília)
    Papa Francisco acordou pouco depois das 8h (4h de Brasília) Alberto PIZZOLI / AFP

AFP
postado em 16/03/2025 09:14
x