Estados Unidos

Trump sobre Groenlândia: "Odeio dizer assim, mas vamos tomá-la"

De acordo com o republicano, os Estados Unidos precisam do território para "segurança internacional'

Trump disse que não descartaria o uso da força para assumir a Groenlândia -  (crédito: Win McNamee/Getty Images/AFP)
Trump disse que não descartaria o uso da força para assumir a Groenlândia - (crédito: Win McNamee/Getty Images/AFP)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou novamente tomar a Groenlândia. O republicano disse, em entrevista a um apresentador de podcast nesta quarta-feira (26/3), que os EUA precisam do território para a "segurança internacional".

"Precisamos da Groenlândia para a segurança internacional. Precisamos dela", afirmou. "Odeio colocar dessa forma, mas temos que ficar com ela", disse o presidente dos EUA.

Nos próximos dias, uma comitiva norte-americana com o vice-presidente dos Estados Unidos, J.D. Vance, a mulher dele, Usha Vance, e altos funcionários do governo do país chegará à ilha, administrada pela Dinamarca.

"Ansioso para visitar a Groenlândia na sexta-feira. [...] Infelizmente, líderes tanto nos Estados Unidos quanto na Dinamarca, eu acho, ignoraram a Groenlândia por tempo demais", escreveu Vance na rede social X (ex-Twitter).

De acordo com o vice-presidente, vários países ameaçaram a Groenlândia, usando territórios e vias navegáveis para ameaçar os Estados Unidos e o Canadá. "Vamos verificar como as coisas estão lá", afirmou Vance.

A comitiva visitará a base espacial americana de Pitttufik, no noroeste da ilha. Estará presente ainda o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Mike Waltz, e o secretário de Energia, Chris Wright.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Para o primeiro-ministro interino da Groenlândia, Mute Egede, a visita é uma interferência estrangeira. "Nossa integidade e nossa democracia devem ser respeitadas sem qualquer interferência estrangeira", escreveu no Facebook.

Egede ainda alegou que os estadunidenses foram informados de que as visitas só poderiam ocorrer após a posse do novo governo eleito, o que ainda não aconteceu.

No podcast, Trump disse que não descartaria o uso da força para assumir a Groenlândia. Os governos da ilha e da Dinamarca se opõem veementemente à tomada do território pelos norte-americanos.

No fim de janeiro, uma pesquisa encomendada pelos jornais Berlingske e Sermitsiaq mostrou que 85% da população local (o território tem 57 mil habitantes) não querem fazer parte dos Estados Unidos.

A Groenlândia é controlada pela Dinamarca há séculos. Atualmente, a ilha é um território autônomo do país.

Isabela Stanga
postado em 26/03/2025 19:14
x