A noite do papa Francisco foi tranquila e o pontífice segue repousando, informou o Vaticano neste domingo (2/3), em um comunicado sem muito detalhes, como tem sido praxe nos boletins divulgados pela manhã.
No boletim anterior, de sábado, foi relatado que a condição do religioso foi estabilizada. O comunicado dizia que Francisco. A nota ainda diz que o religioso não apresentou nenhum episódio de broncoespasmo - uma contração dos músculos dos brônquios, que dificulta a passagem de ar para os pulmões.
Ainda conforme o Vaticano, Francisco alternou entre ventilação mecânica não invasiva e longos períodos de oxigenoterapia de alto fluxo. Além disso, os parâmetros hemodinâmicos do papa "sempre se mantiveram estáveis; ele continuou a se alimentar sozinho e fez fisioterapia respiratória regularmente, cooperando ativamente".
Angelus
Neste domingo (2/3), Francisco esteve ausente na tradicional mensagem do Angelus na Praça de São Pedro pela terceira semana consecutiva. Em sua mensagem do hospital, o pontífice agradeceu a todos os fiéis do mundo pelas orações, que o fazem se sentir "apoiado" e também aos médicos que "cuidam" dele. Ele ainda destacou a oportunidade de compartilhar em corpo e espírito a condição de tantas pessoas doentes e sofredoras.
"Obrigado a todos! Rezo por vocês também. E rezo acima de tudo pela paz. Daqui, a guerra parece ainda mais absurda. Rezamos pela atormentada Ucrânia, pela Palestina, Israel, Líbano, Mianmar, Sudão, Kivu", conclui Francisco.
O líder religioso está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde 14 de fevereiro por uma bronquite que levou a uma pneumonia dupla. Desde então, não fez nenhuma aparição pública. Durante esse período, Jorge Bergoglio recebeu apoio de líderes de vários países, como Brasil, Venezuela e Estados Unidos, enquanto orações por sua rápida recuperação eram enviadas de Buenos Aires ao hospital romano.
*Com informações da AFP
Saiba Mais
