VATICANO

Mais de 20 mil pessoas saúdam passagem do corpo do papa Francisco

Basílica de São Pedro ficará aberta ao longo de todo dia para que os fiéis possam prestar homenagens ao pontífice

Mais de 20 mil pessoas saudaram a passagem do corpo do papa Francisco durante a procissão do caixão da capela de Santa Marta até a Basílica de São Pedro nesta quarta-feira (23/4). O pontífice morreu na segunda-feira (21/4), aos 88 anos.

Ao ritmo de orações e badaladas de sinos, o cortejo fúnebre foi acompanhado por cardeais e integrantes da Guarda Suíça. Quando o caixão atravessou a praça, os fiéis aplaudiram emocionados.

A condução do caixão foi precedida por um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo da Santa Igreja Romana.

A Basílica ficará aberta ao longo de todo dia — até a meia noite — para que os fiéis possam prestar homenagens. O mesmo se repetirá amanhã, quinta-feira. Na sexta-feira haverá um último dia de velório aberto ao público.

Reprodução Youtube Vaticano -
Dimitar DILKOFF / AFP -
AFP -

Segundo o Vaticano, no sábado (26/4) será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário) — os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista, decano do Colégio Cardinalício.

Depois ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Mais Lidas