EUROPA

Putin acusa Otan de criar falsa 'ameaça russa' para justificar aumento de gastos militares

Presidente fez declaração durante encontro com líderes de agências internacionais de notícias, em São Petersburgo

Putin participa do evento Rússia — Terra de Oportunidades, em Moscou -  (crédito: Alexander Kazakov/AFP)
Putin participa do evento Rússia — Terra de Oportunidades, em Moscou - (crédito: Alexander Kazakov/AFP)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira, 19, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de alimentar um "mito" sobre supostas intenções expansionistas russas para justificar o aumento de gastos com defesa entre os países da aliança. "A lenda de que a Rússia vai atacar a Europa é a mesma mentira inacreditável que Joseph Goebbels dizia: quanto mais absurda a mentira, mais rápido acreditam", afirmou, em referência ao ministro da propaganda da Alemanha nazista.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

Durante encontro com líderes de agências internacionais de notícias, em São Petersburgo, Putin disse que a "narrativa ocidental" serve para manipular contribuintes. "As elites ocidentais sempre usaram a ameaça vinda do leste para tirar dinheiro dos seus cidadãos e encobrir erros econômicos internos", acusou.

Segundo o líder russo, mesmo com o aumento de orçamentos militares para até 5% do PIB em países-membros da aliança atlântica, "isso não faz sentido". Putin afirmou que a Rússia "é autossuficiente em termos de defesa" e que "todas as ameaças que surgirem serão neutralizadas".

"Vocês sabem que os países da Otan gastam hoje US$ 1,4 trilhão em armamentos? Isso é mais do que todos os outros países do mundo juntos, incluindo Rússia e China", comparou. O presidente também questionou a racionalidade de decisões econômicas do Ocidente, como o embargo ao gás russo pela Alemanha.

 

postado em 19/06/2025 22:58
x