Uma enfermeira foi condenada à prisão perpétua na quarta-feira (18) por matar cinco bebês e tentar assassinar outros oito em um hospital argentino, informou a imprensa local, publicando um vídeo da leitura da sentença.
A enfermeira Brenda Cecilia Agüero injetou potássio e insulina de forma irregular em recém-nascidos entre março e junho de 2022, pegando doses de "carrinhos de emergência", usados para situações críticas e sem controle de estoque, segundo a investigação do Ministério Público.
Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
Agüero é "penalmente responsável pelo crime de homicídio qualificado por procedimento insidioso reiterado, cinco fatos, em concurso real (...) e homicídio qualificado por procedimento insidioso em grau de tentativa reiterada, oito fatos, (...) informando-a da pena de prisão perpétua", disse o tribunal.
Os bebês, nascidos saudáveis, morreram em circunstâncias inicialmente inexplicáveis, enquanto oito sobreviveram devido à rápida intervenção médica.
Os fatos ocorreram no departamento neonatal do hospital materno-infantil da província de Córdoba, 700 quilômetros a noroeste de Buenos Aires.
O julgamento, decidido após seis meses por júri populares e dois juízes, também julgou 10 acusados, entre ex-funcionários provinciais e profissionais de saúde, por ocultação e violação de deveres.
Cinco foram considerados culpados, mas com sentenças menores, e os outros cinco foram absolvidos, incluindo os ex-funcionários provinciais, informou a mídia local Infobae.
Agüero havia negado as acusações em janeiro, declarando que o tribunal "não têm provas", e acusou a imprensa de retratá-la como uma "assassina em série".
Presa em 2022, a enfermeira não poderá solicitar liberdade condicional antes de cumprir 35 anos de prisão, de acordo com o código penal argentino.
Saiba Mais
-
Mundo Brasileiros condenados por estupro e assassinato têm extradição negada pelo Reino Unido para não serem submetidos a 'prisões degradantes'
-
Mundo Idoso tenta descer escadaria na Piazza di Spagna, em Roma, de carro
-
Mundo Trump aprovou plano de ataque dos EUA ao Irã, mas não tomou decisão final, diz TV
-
Mundo Irã ataca hospital israelense em sétimo dia de conflito e deixa feridos
-
Mundo Míssil do Irã atinge hospital de Israel e deixa feridos no sétimo dia de ataques mútuos
-
Mundo Quais são os aliados do Irã na guerra contra Israel?
-
Mundo Coreia do Norte tacha ofensiva de Israel contra Irã como 'crime contra a humanidade'
